quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Diversos sapos coloridos e venenosos




Boa tarde,



Dendrobates azureus


Atualmente o Brasil possui cerca de 913 espécies de anuros (sapo, perereca e rãs) e a grande maioria se concentra nas regiões de Mata Atlântica e Amazônia (SBH, 2012). Sabe-se através dos mitos e crenças populares, que os sapos são muito venenosos, e ainda dizem que estes animais atiram leite em nossos olhos, coisa que não é verdade. Todos os anuros em si, possuem substâncias tóxicas em toda superfície corporal, que estão associadas ao muco que a maioria produz para manter a pele constantemente úmida para facilitar as trocas gasosas.

Sapos de grande porte como o Rhinella schineideri (sapo cururu) já não possuem este muco em sua superfície, possuem na verdade várias verrugas que contém a substância tóxica. Há ainda, duas grandes glândulas produtoras destas substâncias próximas à cabeça destes animais, e quando pressionadas podem sim jogar/espirrar esta substância alguns metros, mas o animal em si não consegue fazer isso sozinho.

Por outro lado, existem sapinhos que aparentemente são inofensivos, mas que na verdade são mortais! Estes animais são abundantes na Amazônia e fazem parte da família Dendrobatidae. São pequenos, e suas características principais são as cores chamativas, o que fazem deles animais respeitados pelos outros animais que se alimentam de anuros. Cobras, aves, lagartos não se atrevem a sequer tocá-los pois sabem que serão mortos! Os índios nativos destas regiões passam suas flechas na superfície corporal destes anuros, para caçarem animais, que rapidamente são mortos!

Estes animais geralmente realizam o mimetismo, veja neste post Mimetismo - Adaptações Especiais o que é e porque praticam este ato, usando suas cores.

Vejamos alguns destes anuros dendrobatídeos:

Dendrobates pumilio
Oophaga pumilio ou Dendrobates pumilio espécie que possui grande variação de cores e grande toxicidade do seu veneno - AtlasImages/Getty Images/iStockphoto














Phyllobates terribilis


Pode chegar a 5cm quando adultos, possui o veneno mais letal entre os sapos tanto para os homens quanto para os demais animais, é encontrado na Colômbia - Dirck Ercken/Getty Images/iStockphoto




Dendrobates auratus
Indivíduo localizado nas florestas da América do Sul e Central - Shane Partridge/Getty Images/iStockphoto








Dendrobates azureus

Este animal possui cores chamativas que advertem os possíveis predadores. Contém um potente veneno neurotóxico na pele - Brando Alms/Getty Images/iStockphotos





As cores dos dendrobatídeos servem como alerta aos predadores - Sascha Gebhardt/Getty Images/iStockphoto. Abaixo temos outro indivíduo do gênero Dendrobates sp.




Dendrobates tinctorius

Espécie também conhecida como sapo garimpeiro, é encontrado nas florestas da América do Sul e Central - Dirk Ercken/Getty Images/iStockphotos.









Atelopus zeteki


Rã dourada do Panamá é vista no Nispero Zoo, localizado no Valle de Anton, Panamá - Carlos Jasso/Reuters




Dendrobates articulatus

A espécie é encontrada em florestas da América Central e do Sul como no Peru - Nicola Vernizzi/Getty Images/iStockphoto



Espero que tenham gostado! Se gostou, curta nossa página no Facebook aqui

Fonte: http://euquerobiologia.blogspot.com.br/2012/11/sapos-coloridos-e-venenosos.html

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Harley-Davidson uma escola de motos fundada em 1924




Bom dia,





Não sou muito fã de motos devido aos perigos que a mesma tem, não só pelo perigo que a moto oferece, porém muitas das vezes existe muito desrespeito por parte dos motoristas de carros, agora ninguém pode ser indiferente ao charme e a beleza dessas motos. Vejam a matéria abaixo sobre a Harley Davidson:

A Warr´s foi uma das primeiras concessionárias da Harley-Davidson, fundada em 1924, ela está bem longe de casa, em Londres.

Sinônimo de artesanato de luxo e projeto único, Charlie Stockwell projeta e constrói motocicletas Harley-Davidson personalizadas para a Warr`s desde 1996, celebrando sua cultura e estilo de vida.

A Evisu, uma fabricante de roupas no japão, encomendou uma moto de inspiração clássica, que foi chamada de Sprinter Kamome, ela apresenta uma combinação harmônica de ton escuros, estilos vintage com funcionalidade moderna.







Warr´s

Charlie Stockwell