terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Algumas curiosidades do desenho Pica-pau no Brasil




Bom dia a todos,

Complementando o post anterior segue algumas curiosidades sobre o desenho animado do pica-pau.



 O Pica-Pau (no original em inglês Woody Woodpecker) é o nome de uma personagem de desenho animado de mesmo nome, um pica-pau antropomórfico (animal com corpo e características humanas), que estrelou vários curta-metragens de animação produzidos pelo estúdio de Walter Lantz e distribuídos pela Universal Pictures. Embora não seja o primeiro dos personagens "malucos" que tornaram-se populares nos anos 1940, o Pica-Pau é considerado um dos personagens mais notáveis do gênero.

O Pica-Pau foi criado em 1940 pelo artista de storyboard Walt Lantz. Em seus primeiros desenhos animados, o Pica-Pau aparece como um pássaro louco, com uma aparência considerada grotesca. Porém, ao longo dos anos, o Pica-Pau sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranqüilo.

NO BRASIL


O Pica-Pau foi o primeiro desenho animado a ser exibido na TV brasileira, na extinta TV Tupi, um dia após a sua inauguração, no dia 19 de setembro de 1950.[3][4] Nessa época, os desenhos eram exibidos com a dublagem original, pois a dublagem em português só surgiria em 1957.
A primeira emissora de televisão a transmitir os curta-metragens do Pica-Pau com dublagem em português foi a TV Record, na década de 1960. Depois de algum tempo, a série saiu do ar. Alguns anos depois, o SBT tomou posse do desenho até 2002, quando em 2003 a Rede Globo começou a transmitir o desenho com os episódios remasterizados, dentro do programa infantil TV Globinho, onde o desenho parou de ser exibido em 2004 e teve esporádicas exibições em 2005, até que a Rede Globo parou de exibi-lo definitivamente.
Em 2006, a Rede Record exibiu um especial com episódios de O Novo Show do Pica-Pau respectivamente às 17h, no feriado do dia 15 de novembro de 2006. Então a partir desse dia, os novos episódios ganharam espaço na programação de segunda a sexta às 18h, na mesma forma de sequência de desenhos: Pica-Pau, Picolino e outros, e outro desenho do Pica-pau, durando até março de 2007, quando a Record começa a exibir os episódios da série clássica antiga do desenho às 13h, sendo o primeiros cartoons "Quem Cozinha Quem" e "Hora do Banho". Entre Março e Abril, foram apenas exibidos os episódios da década de 1940, quando foi reprisado novamente. No dia 28 de Abril, foram exibidos pela primeira vez os episódios da Turma do Pica-Pau.
Hoje em dia, o desenho ainda é exibido na Rede Record, porém sofre várias mudanças de horário e algumas vezes os episódios são cortados pela emissora, mas sempre sobra um espaço para o Pica-Pau em sua grade  de programação. Porém, na verdade, as constantes reprises do desenho levou queda de audiência, o que leva a crer que a emissora exibe o desenho como tapa-buraco, por que não tem nada a exibir no horário (18-20hs), já que em Grande São Paulo e várias cidades do Estado de São Paulo é exibido SP Record e em seguida o desenho, enquanto o restante do Brasil é só desenho do Pica-Pau.

VEJA TAMBÉM:

Pica-Pau - O melhor desenho animado de todos os tempos


Fonte: pt.wikipedia.org

3 comentários:

  1. Muito bom conhecer um pouco mais desse maluco de cabeça vermelha que já esta velhinho mas ainda anima a criançada.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Ah podem dizer o que quiser dele, é um máximo, o desenho que mais gosto do mundo!!
    =D
    Ele sempre vai ter um espaço onde quer que apareça =)

    ResponderExcluir
  3. woodu é coisa de jacu! Eita Pica-pau.

    ResponderExcluir