sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mais Curiosidades do Rock in Rio - 3ª Edição

Boa Noite,

Hoje é o 5º dia do Rock in Rio 2011 e a esta hora o coro deve estar comenda lá na cidade do rock. Aqui na calma do meu lar vamos falar das curiosidades da 3ª edição deste super show da música mundial.





Mais de 15 anos após a 1ª edição, uma nova cidade do rock foi construída em Jacarepaguá, no mesmo local da estreia em 1985, o ano foi em 2001, e viu a realização do Rock in Rio III, nos dias 12 a 14 e 18 a 21 de janeiro. Com público de 1.235.000, era momento de aproveitar a virada do milênio e reunir mentes e desejos a favor de um mundo melhor, por isso o evento ficou conhecido como '
Rock in Rio por um mundo melhor'. A partir desta edição então o Rock in Rio passou a promover e apoiar projetos socioambientais com foco em educação. Participaram dessa edição personalidades ligadas a essa causa, que estiveram presentes em um dos momentos mais marcantes da história da comunicação: às 19 horas do dia 12 de Janeiro de 2001, 3.232 emissoras de rádio e 425 de TV fizeram 3 minutos de silêncio,  unindo-se para promover a reflexão e estimular ações por um mundo melhor.

O que ficou marcado foi o ato simbólico de observação de cinco minutos de silêncio antes do início das apresentações no primeiro dia do evento. Às 19 horas daquele dia 12 de Janeiro de 2001, três mil rádios e 522 TVs silenciaram pela melhoria do mundo. O início e o fim do ato foram marcados pelo toque de sinos e pela libertação de pombas brancas, representando um pedido pela paz mundial.

Foi também nessa terceira edição que nasceram outros espaços além do palco principal, voltados à apresentações divididas por estilos, tais como música eletrônica e música africana e palcos que eram chamados de tendas. As tendas eram: a tendas de música eletrônica ("Tenda Eletro"), música nacional ("Tenda Brasil", na qual artistas brasileiros apresentavam-se), música africana ("Tenda Raízes") e música mundial ("Tenda Mundo Melhor").
A estrela da 3ª edição do mega festival foi a banda Iron Maiden, que fechou a apresentação da noite do metal. O show foi tão marcante para a banda que posteriormente virou CD e DVD Rock in Rio em 2002.


Guns N’ Roses bate ponto mais uma vez no festival marcando o seu retorno aos palcos depois de 8 anos. Mesmo com somente Axl Rose e o tecladista Dizzy Reed da formação original, a banda empolgou a galera ao som do novo guitarrista Robin Finck, que mandou um cover de “Sossego”, de Tim Maia. Confira:
A banda Oasis já chegou ao Brasil envolvida em polêmicas, entre elas o fato do vocalista da banda, Liam Gallagher, ter assediado uma aeromoça durante o voo ao Brasil e a entrevista do guitarrista Noel, que falou mal da banda Guns N’Roses durante uma coletiva de imprensa. Apesar disso, o show foi um sucesso.

A banda que recentemente anunciou o seu fim, R.E.M., declarou uma vez que o show no Rock in Rio 3 foi uma das apresentações mais emocionantes de sua carreira. No auge do sucesso, eles arrastaram um público de 250 mil pessoas.
Apesar de ser a banda mais votada numa enquete de preferências para o Rock in Rio 3, a banda Foo Fighters não tinha sido convidada para o mega festival. Mas os organizadores cederam à pressão do público e garantiram um show memorável, tendo como o ponto alto a entrada da esposa de Dave Grohl carregando um bolo para o vocalista que aniversariava naquele dia.

Silverchair marcou a passagem do Grunge pelo Rock in Rio 3, tendo manifestações de apoio do público durante o show. A banda tocou uma canção inédita, “One Way Mule”, que depois virou faixa do disco Diorama.

O último dia do festival foi marcado pela apresentação da banda Red Hot Chili Peppers que levou ao palco as mesmas músicas de sua turnê Californication. A multidão de fãs ficou extasiada com a banda e com as saudações em português do vocalista Anthony Kiedis e do baixista Flea.

Também temos alguma curiosidades sobre os cantores da nossa terra.
A banda mineira Patu Fu, prevista para tocar na noite teen do festival, pediu para mudar a data para a mesma noite que o Guns N’Roses tocaria. Um risco enorme de ser vaiada, mas a banda não decepcionou.

Os grupos de rock nacional Ira! e Ultraje a Rigor fizeram a apresentação em conjunto, mandando vários hits dos anos 80. A saída do Ultraje a Rigor do palco ficou marcada pela irreverente mostra de suas nádegas, despedida já carimbada do grupo.

Um momento memorável do 3º festival do Rock in Rio foi durante o show de Cássia Eller, que mostrou os seios durante um cover de “Come Together”, dos Beatles. Confira um trecho da apresentação da cantora, durante o cover de “Smells Like Teen Spirit”:

Carlinhos Brown não foi feliz com sua apresentação. Antes de cantar a sua famosa música “Água Mineral”,  o cantou pediu que a produção desligasse as mangueiras que refrescavam o público, gerando uma ira coletiva. Conclusão disso: o cantor foi vaiado e atacado à garrafadas por um público que gritava “queremos rock!”.

Pra finalizar, mais uma curiosidade:
Você sabia que na terceira edição do Rock in Rio também tiveram bandas gospel? Pois é, os grupos Oficina G3 e Os Nazaritos se apresentaram na Tenda Brasil.
Gostou de relembrar? Então compartilhe com a galera!



- Artistas Internacionais: Aaron Carter, Beck, Britney Spears, Dave Mathews Band, Deftones, Five, Foo Fighters, Guns N’ Roses, Iron Maiden, James Taylor, Neil Young, N´Sync, Oasis, Papa Roach, Queens of The Stone Age, Red Hot Chilli Peppers, REM, Halford, Sting, Sheryl Crow e Silver Chair.


- Artistas Nacionais: Barão Vermelho, Capital Inicial, Carlinhos Brown, Cássia Eller, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Engenheiros do Hawai, Fernanda Abreu, Funk ´N Lata, Gilberto Gil, Ira, Ultraje a Rigor, Kid Abelha, Milton Nascimento, Moraes Moreira, O Surto, Pato Fu, Pavilhão 9, Sandy & Junior, Sepultura e Zé Ramalho.

Veja também



0 comentários:

Postar um comentário