quinta-feira, 17 de maio de 2012

PREIKESTOLEN - um lugar absurdamente lindo



Bom dia,


O nome é esquisito, mas a paisagem é de tirar o folego de qualquer um, vi as fotos e não resisti tive que colocar no Melhor do Planeta, pois as fotos são belíssimas uma mais bela que a outra. Vejam a matéria e a foto abaixo:

Este lugar realmente me fascina, Preikestolen (em português significa Púlpito do Pregador) é uma falésia de 604 metros que se ergue sobre o Fiorde de Lyse, em frente ao platô Kjerag, em Forsand, Noruega. O topo da falésia é de aproximadamente 25 por 25 metros, quadrado e quase plano.

O púlpito foi formado durante a Era do gelo, cerca de 10.000 anos atrás, quando as bordas de uma geleira atingiram o precipício. A água da geleira congelou nas fendas da montanha e, finalmente, rompeu-se grandes em blocos angulares, que mais tarde foram levados com a geleira. Esta é a causa da forma angular do patamar. Ao longo do planalto se encontra uma fenda profunda. Geólogos da região, no entanto, confirmam a segurança do planalto.

O Púlpito do Pregador está localizado em Ryfylke, Rogaland, um condado no oeste da Noruega. A cidade de Stavanger, a quarta maior da Noruega, está localizada a apenas 25 quilômetros do local da pedra, e o estacionamento fica a cerca de uma hora de Stavanger por balsa e carro.

A estrada para o local termina num estacionamento em Preikestolen Fjellstue. A trilha se estende desde o estacionamento até o local e passa por uma variedade de paisagens montanhosas. Do estacionamento mais próximo até Preikestolen leva cerca de 3-4 horas de trilha, ida e volta.

A caminhada até Preikestolen é muito íngreme em algumas partes, o caminho começa em Preikestolhytta, a uma altitude de aproximadamente 270 metros acima do nível do mar, e sobe para 604 metros. A caminhada leva 1-3 horas dependendo da experiência e nível de condicionamento físico da pessoa. Mesmo que a diferença de seja somente 334 metros e a caminhada não seja particularmente longa (3,8 km em cada sentido), o aumento e diminuição na altitude ao longo da caminhada é mais do que se poderia esperar inicialmente, já que o caminho sobe e desce várias elevações.

O passeio não é recomendado no inverno e primavera, quando há neve e gelo, e a pista pode ser escorregadia. A melhor época para percorrer a trilha é de abril a outubro. Sapatos resistentes e capa de chuva são recomendados para a caminhada.

É uma grande atração turística da Noruega. Durante os quatro meses do verão de 2006 cerca de 95.000 pessoas percorreram os 3,8 km de caminhada até o Preikestolen, fazendo dele uma das atrações turísticas mais visitadas do país e definitivamente uma parada na minha rota de viagem!
(texto extraido e traduzido do Wikipédia)

Confira as Fotos:


Fonte: http://www.lugaresinsanos.blogspot.com.br


Até o próximo Melhor do Planeta.

0 comentários:

Postar um comentário