sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CONFIRA AS PRINCIPAIS CURIOSIDADES DO OSCAR (DESDE 1927)

No próximo Domingo será realizada a 83ª Cerimônia do Oscar, um dos eventos de maior audiência no mundo e mais antiga cerimônia de premiação da midia. Para fazer um aquecimento, preparamos um compilação das principais curiosidades da historia desse evento, confira:









O primeiro Oscar da história é entregue a Emil Jannings. Ele leva a estatueta de melhor ator pelos filmes In The Last Command e The Way All of Flesh


Apesar de ter sido indicado em 11 categorias, o filme A Cor Púrpura, de Steven Spielberg, não levou nenhum Oscar.



O travesti Jaye Davidson foi indicado ao Oscar em 1992, como Ator Coadjuvante, pelo filme Traídos pelo Desejo. Isso contrariou o estúdio, que queria manter em sigilo o sexo do ator, devido à relevância na trama.


Em 1942, ao receber o Oscar de melhor atriz pelo filme Rosa de Esperança, Greer Garson fez um discurso que durou aproximadamente 40 minutos, o maior da história da Academia.



Luise Rainer (Melhor Atriz), Spencer Tracy (Melhor Ator), Katharine Hepburn (Melhor Atriz), Jason Robards (Melhor Ator Coadjuvante) e Tom Hanks (Melhor Ator) são até hoje os únicos ganhadores em anos consecutivos.




Barry Fitzgerald conseguiu um feito inusitado: foi indicado tanto como Ator quanto como Ator Coadjuvante pelo mesmo filme (O Bom Pastor, 1944). Até mesmo a Academia foi pega de surpresa e mudou as regras para impedir que isso se repetisse. Fitzgerald ganhou como coadjuvante.



Em 1975, Maggie Smith ganhou o Oscar de Coadjuvante pelo filme Califórnia Suíte justamente interpretando uma atriz que (ironia!) perde o Oscar!



Anthony Quinn teve a atuação mais curta premiada com um Oscar em 1957. Ele faturou o prêmio de coadjuvante em Sede de Viver no qual apareceu na tela por apenas oito minutos.



Tatum O’Neal foi a criança mais nova a receber um Oscar: aos dez anos como atriz coadjuvante no filme Lua de Papel (1973). Enquanto Shirley Temple (foto) ganhou uma mini-estatueta simbólica em 1935 por sua contribuição ao cinema. Ela tinha apenas seis anos.



1976, Jack Nicholson ganha a primeira estatueta de sua carreira por Um Estranho no Ninho e é reconhecido mundialmente. No discurso, o ator agradeceu a um agente, que dez anos antes tinha aconselhado que ele largasse a carreira de ator.



O único Oscar que o Brasil ganhou foi para a França. O diretor do premiado Orpheu Negro, de 1958, era francês e a produção foi feita em conjunto com Brasil, Itália e França.



O filme de Walter Salles, Diários de Motocicleta, ganha o Oscar de melhor canção original com Al Outro Lado Del Rio, composta por Jorge Drexler. Como Drexler é uruguaio, o Oscar também não veio para o Brasil.



No passado, a categoria de melhor filme era chamada best production ou melhor produção.


A 3ª edição do Oscar acontece sete meses após a segunda edição, realizada em abril de 1930. Na ocasião, todos os envolvidos na cerimônia votavam nos vencedores.


As estatuetas de melhor ator e melhor atriz coadjuvante (categorias criadas em 1937) eram, no princípio, menores do que as estatuetas dadas aos atores principais.


Walt Disney tem o maior número de indicações ao Oscar de todos os tempos: 64.


Os filmes com maior número de indicações foram A Malvada (14 indicações), Titanic (14 indicações), Ben-Hur (12 indicações), O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (11 indicações), A Cor Púrpura (11 indicações) e E o Vento Levou… (10 indicações).


Em 1978, Guerra nas Estrelas surpreende e ganha seis Oscars técnicos, além de um prêmio de honra dado pela Academia pela criação de vozes robóticas e efeitos especiais.


Em 1976, Louise Fletcher agradeceu Jack Nicholson por "fazer um sanatório realmente parecer um sanatório" nas filmagens de Um Estranho no Ninho. Ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz. Na mesma noite, ela ainda fez um discurso completo em linguagem de sinais, já que seus pais são mudos.


1973, assim como George C. Scott fez dois anos antes, Marlon Brando recusa seu Oscar de melhor ator por O Poderoso Chefão, protestando contra o modo como os índios eram tratados na televisão e na tela grande. Em protesto envia uma india para receber o prêmio em seu lugar.


Em 1972, após 20 anos longe das câmeras, Charles Chaplin participa da cerimônia do Oscar para receber o prêmio pelo conjunto de sua obra. Sua presença emociona os convidados. "As palavras parecem tão fúteis, distantes, dementes. Apesar de tudo, vocês todos são muito lindos. Amo vocês", disse Chaplin.


O Exorcista aterrorizou platéias de todo o mundo e foi a atração da noite. A menina Linda Blair, indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante, foi uma das mais procuradas pelos jornalistas na noite da cerimônia. A produção também bateu um recorde: foi o primeiro e único terror a ser indicado na categoria de melhor filme.


A estatueta se chama Oscar porque a secretária da Academia, Margaret Herrick, quando foi vendê-la a primeira vez comentou que parecia com o seu tio Oscar. O nome oficial da estatueta é Academy Award of Merit.


José Ferrer e Gerard Depardieu foram indicados pela interpretação do mesmo personagem (em anos diferentes). Ferrer ganhou como Melhor Ator por seu Cyrano de Bergerac e Depardieu foi indicado pela refilmagem.


Alguns dos maiores monstros sagrados da história do cinema jamais conseguiram ganhar um Oscar por um dos seus filmes. Os casos mais notáveis entre eles são os de Kirk Douglas, Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock e até o gênio Charles Chaplin.


Os primeiros prêmios foram entregues no dia 16 maio 1929, mas tinham sido anunciados alguns meses antes.


A baixinha Linda Hunt ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1983 por interpretar um homem no filme O Ano em que vivemos em perigo. É o único exemplo de prêmio conquistado por viver alguém do sexo oposto.


Stevie Wonder teve a honra de ser o primeiro deficiente visual a ganhar um Oscar (Melhor Canção em 1984 – I Just Called to Say I Love You, do filme A Dama de Vermelho).


Em 1932 Walt Disney recebe um prêmio especial pela criação do camundongo Mickey Mouse.


Entre os membros da Academia estão o empresário Steve Jobs, da Apple, e o cantor Elton John. Os brasileiros Hector Babenco, Fernando Meirelles e Sônia Braga também participam das votações do Oscar.


Em 1942, como havia o medo freqüente de ataques, o banquete do Oscar foi reduzido a um pequeno jantar e o Hotel Biltmore, em que foi realizada a cerimônia, não contou com os holofotes que iluminavam o céu de Los Angeles.


Em 1953, A cerimônia de premiação foi exibida pela primeira vez na televisão, embora existisse um medo generalizado dos estúdios e da Academia, que temiam que o prêmio se popularizasse demais e passassem a abranger interesses dos anunciantes.


Os candidatos concorrem em 24 categorias, sendo que só quatro existem desde 1927: filme, diretor, ator e atriz.


Só houve dois empates em toda a história do Oscar. O primeiro foi em 1932 quando Fredric March (O Médico e o Monstro) e Wallace Berry (O Campeão) empataram como Melhor Ator. O segundo aconteceu em 1968 quando Katharine Hepburn (Leão no Inverno) e Barbra Streisand (Funny Girl – A Garota Genial) foram as Melhores Atrizes.


Durante a segunda guerra mundial a estatueta era de gesso.



Em 1984, John Wayne, já com câncer, foi ovacionado ao dizer que "ele e o Oscar tinham algo em comum, pois chegaram a Hollywood em 1928 e pretendiam ficar por muito tempo". Ele morreu apenas dois meses depois, aos 72 anos.


Em 1987, O diretor Oliver Stone compete contra ele mesmo na categoria melhor roteiro: ele foi indicado por dois filmes, Platoon e Salvador.


Jack Palance foi a grande atração da cerimônia de 1992: ele comemorou a vitória como melhor ator coadjuvante (Amigos, Sempre Amigos) fazendo flexões apoiado em um só braço para mostrar que ainda estava em forma.


Hattie McDaniel foi a primeira afro-descendente a ganhar um Oscar. Foi a Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme E o Vento Levou, em 1939.


Sidney Poitier foi o primeiro negro a vencer um Oscar competitivo (antes disso, James Baskette tinha ganhado um honorário pelo seu personagem Tio Remus no filme A Canção do Sul). Poitier foi o Melhor Ator de 1963 pelo filme Uma Voz nas Sombras. Mas como Poitier nasceu nas Bahamas, muitos consideram ser Denzel Washington o primeiro afro-americano a vencer na categoria (por Dia de Treinamento, em 2001).


Denzel Washington é o único ator negro a vencer dois Oscars, como Ator e Ator Coadjuvante. Já Whoopi Goldberg é a única atriz a concorrer em ambas as categorias.


Graham Greene (foto) (Dança com Lobos, 1990) e Chief Dan George (O Pequeno Grande Homem, 1970) são os únicos nativos norte-americanos a concorrer ao Oscar (ambos como Coadjuvantes).


A categoria de Ator/Atriz Coadjuvantes só foi criada em 1936. Ainda assim, só em 1943 estes ganhadores começaram a levar estatuetas. Antes disso, recebiam uma placa com seus nomes gravados.


Miyoshi Umeki foi a primeira asiática a ganhar um Oscar. Ganhou como Coadjuvante pelo filme Sayonara, em 1957.


Rivalidade entre irmãs: Olívia de Havilland e Joan Fontaine concorreram pelo mesmo Oscar de Melhor Atriz em 1941. Joan ganhou pelo filme Suspeita. Já Lynn e Vanessa Redgrave disputaram na mesma categoria em 1967, e perderam para Elizabeth Taylor.


Madonna apresenta a canção 'Sooner or Later', do filme Dick Tracy, imitando Marilyn Monroe. A cantora chama atenção ao chegar acompanhada de Michael Jackson.


A primeira cerimônia premiou os filmes produzidos entre os anos 1927 e 1928. A escolha dos vencedores foi feita dias antes e anunciada na hora. A imprensa, porém, só soube do resultado após três meses.


A estatueta é feita em ouro 24 quilates, alta 35 centímetros e vale cerca 295 dólares.


Os ganhadores em teoria não deveriam vender o Oscar, no máximo podem devolvê-la.


Frances Marion, roteirista, comentando sobre o Oscar disse: "É um símbolo perfeito da indústria cinematográfica: um homem com um corpo forte e atlético que segura uma enorme espada cintilante, sem o pedaço da cabeça mais importante, aquela que guardava o cérebro.”


Desde 2002 a cerimônia acontece no Kodak Theatre: o tapete vermelho é longo quase 500 metros.

Um comentário: