quarta-feira, 13 de março de 2013

Sessão Nostalgia: 35 anos da historia dos games de Futebol: Do Atari Soccer ao Fifa e Pes




Boa tarde,



Ai vai uma sessão nostalgia dos games de futebol. Meu tipo de jogo preferido sempre foi futebol, e desde o atari que eu jogo esse tipo de game. Passando pelo master sister, o nintendo e o neo geo sempre curti muito jogar futebol no video game. Achava que nenhum game bateria o winning eleven (PES), porém desde 2011 que passei a jogar Fifa e percebi que o Fifa está muito a frente do PES. Bom este não é o assunto PES e Fifa mas sim uma seção nostalgica para quem curti futebol em video games. Só ia esquecendo faltou aqui o jogo para Nintendo Gol de Craque, que joguei muito também.

Do Atari, passando pelo SNES até o PlayStation 3, os games de futebol completaram 35 anos de história na indústria de jogos eletrônicos. Para comemorar mais de três décadas de muitos gols e dribles, o TechTudo  vai descrever brevemente alguns dos principais títulos do gênero.
Faça o download de Fifa 13 e PES 2013 aqui.
Ronaldinho Gaúcho e Neymar em PES (Foto: Divulgação)Ronaldinho Gaúcho e Neymar em PES (Foto: Divulgação)
Atari Soccer (1980)
Esse game não foi o primeiro de futebol para videogames, já que a Taito já havia lançado um jogo Soccer anos antes, mas foi o primeiro jogo criado pela Atari para o console Atari 2600. Os gráficos eram simples, mas caprichados para a época, já sendo possível notar a movimentação de pernas dos jogadores.
Game de futebol da Atari (Foto: Reprodução/YouTube)Game de futebol da Atari (Foto: Reprodução/YouTube)
Pele's Soccer (1982)
Criado para o Atari 2600, Pele's Soccer é uma homenagem ao Rei do Futebol, em grande destaque na década de 1970, durante a Copa do Mundo. Embora o game seja colorido, os gráficos do game de Pelé são bem simples e os jogadores parecem pontos com cores diferentes na tela.
Jogo do Pelé tem gráficos simples (Foto: Reprodução/YouTube)Jogo do Pelé tem gráficos simples (Foto: Reprodução/YouTube)
Soccer Raupisoft (1982)
Ainda em 82, o Soccer Raupisoft surgiu sem a visão por cima dos jogadores e oferecendo uma profundidade parecida com os gráficos 3D. Os jogadores possuiam detalhes maiores e eram coloridos.
Soccer Raupisoft oferece outra perspectiva de jogo de futebol em 1982 (Foto: Reprodução/YouTube)Soccer Raupisoft oferece outra perspectiva de jogo de futebol em 1982 (Foto: Reprodução/YouTube)
International Soccer (1983)
International Soccer tem jogadores maiores, mais detalhes, nove níveis de dificuldade contra o computador e a possibilidade de dois gamers jogarem no mesmo time. O game foi um destaque na década de 80 fora do Atari 2600, porque ele foi feito para o Commodore 64.
Futebol para o Commodore 64 (Foto: Reprodução/YouTube)Futebol para o Commodore 64 (Foto: Reprodução/YouTube)
Peter Shilton’s Handball Maradona (1986)
Assim como o jogo do Pelé, Peter Shilton’s Handball Maradona foi inspirado no goleiro inglês Peter Shilton e no jogador argentino Diego Maradona. O game, desenvolvido para o Commodore 64, foi baseado na Copa de 1986, em um jogo lendário entre Argentina e Inglaterra. Maradona ficou famoso por fazer um gol em Shilton na época.
Jogo baseado no argentino Diego Maradona (Foto: Reprodução/YouTube)Jogo baseado no argentino Diego Maradona (Foto: Reprodução/YouTube)
Superstar Soccer (1987)
Também desenvolvido para o Commodore 64 e para o ZX Spectrum, o Superstar Soccer é um jogo similar a outros dos mesmos aparelhos, mas com um gameplay mais rápido. Os passes de bola e os chutes a gol são mais velozes se comparados com videogames desenvolvidos anos antes.
Superstar Soccer foi outro game para Commodore 64 (Foto: Reprodução/YouTube)Superstar Soccer foi outro game para Commodore 64 (Foto: Reprodução/YouTube)
Italia’90 (1989)
Italia’90 foi um dos games inspirados na Copa do Mundo da época, sendo lançado no Master System e no Mega Drive. Os chutes a gol mudavam a câmera do jogador para que ele pudesse visualizar a bola entrando ou não na rede.
Momento do gol em Italia'90 (Foto: Reprodução/YouTube)Momento do gol em Italia'90 (Foto: Reprodução/YouTube)
Super Sidekicks (1992)
Desenvolvido pela SNK para o seu console, o Neo Geo, o Super Sidekicks mostra a melhora gráfica dos anos 90 nos jogos de futebol. Os jogadores possuem um desenho mais detalhado e o jogo é todo animado, mais estimulante do que outros games. É possível fazer gols de bicicleta e de outras formas criativas, além de poder dar carrinhos e empurrões.
Década de 90 trouxe gráficos melhores para os jogos de futebol (Foto: Reprodução/YouTube)Década de 90 trouxe gráficos melhores para os jogos de futebol (Foto: Reprodução/YouTube)
Fifa International Soccer (1993)
Conhecido como Fifa 94, o Fifa International Soccer foi um jogo famoso tanto no Mega Drive/Genesis quanto no SNES, principais plataformas que disputavam o mercado de console em meados dos anos 1990.
Começo do fenômeno Fifa (Foto: Reprodução/YouTube)Começo do fenômeno Fifa (Foto: Reprodução/YouTube)
International Superstar Soccer (1995)
Um fenômeno no SNES e no Mega Driver, International Superstar Soccer foi o jogo de futebol da Konami nos anos 90. O game fez tanto sucesso que surgiram até versões crackeadas, como Campeonato Brasileiro 95, só com equipes nacionais. O jogo possuía um narrador e apresentava outros detalhes, como o nome dos jogadores na tela.
O jogo de futebol da Konami (Foto: Reprodução/YouTube)O jogo de futebol da Konami (Foto: Reprodução/YouTube)
Actua Soccer (1995)
Um dos primeiros a utilizar gráficos totalmente em três dimensões, Actua Soccer foi um dos jogos de futebol que começou a geração PlayStation. Apesar dos serrilhados e alguns defeitos no 3D, o game funciona com uma dinâmica rápida para um jogo de 95.
Futebol em três dimensões (Foto: Reprodução/YouTube)Futebol em três dimensões (Foto: Reprodução/YouTube)
Fifa 96 (1996)
Com gráficos mais limpos que o Actua Soccer, o Fifa 96 foi o começo de uma série de sucesso, totalmente baseada nas Copas do Mundo. Posteriormente a franquia Fifa passaria a disputar o mercado com a série PES, da Konami.
O primeiro dos Fifas (Foto: Reprodução/YouTube)O primeiro dos Fifas (Foto: Reprodução/YouTube)
Fifa Road to World Cup 98 (1998)
Com um sistema inovador de customização de jogadores, que permitia criar atletas, o Fifa 98 da Electronic Arts (EA) foi um fenômeno no PlayStation. Jogo tinha 189 clubes e gráficos que permitiam ver um pouco da expressão dos jogadores. Os atletas chegam a brigar com o juiz, por exemplo. O game também saiu no concorrente, o console Sega Saturn.
Fifa 98 trouxe as customizações de jogadores de futebol (Foto: Reprodução/YouTube)Fifa 98 trouxe as customizações de jogadores de futebol (Foto: Reprodução/YouTube)
Winning Eleven (2000)
Franquia da Konami, Winning Eleven fez sucesso no oriente como principal concorrente da série Fifa. No ocidente, a série teria outro nome: Pro Evolution Soccer. Ela investiu nos mesmos elementos que consagraram Fifa: Jogadores expressivos em três dimensões e mecânica simples e intuitiva.
O concorrente de Fifa, Winnig Eleven (Foto: Reprodução/YouTube)O concorrente de Fifa, Winnig Eleven (Foto: Reprodução/YouTube)
Pro Evolution Soccer 3 (2003)
Pro Evolution Soccer 3 ficou conhecido no Brasil pelo nome Winning Eleven 7 e por funcionar melhor do que os jogos anteriores da série Fifa. Os botões simplificados transformaram PES em uma categoria internacional de competição de futebol nos consoles. O jogo contava com os gráficos avançados do PlayStation 2 e suportava até quatro jogadores.
O PlayStation 2 melhorou a performance gráfica dos jogos de futebol (Foto: Reprodução/YouTube)O PlayStation 2 melhorou a performance gráfica dos jogos de futebol (Foto: Reprodução/YouTube)
Fifa 09 (2008)
Com uma física que mistura a velocidade e o peso das bolas, Fifa 09 tem um sistema de colisão entre os jogadores bem desenvolvido. Os gráficos também são mais obscuros e detalhados. Como o game também foi desenvolvido para o PlayStation 3, foi possível aproveitar o hardware robusto do aparelho.
O Fifa realista, com os jogadores de 2009 (Foto: Reprodução/YouTube)O Fifa realista, com os jogadores de 2009 (Foto: Reprodução/YouTube)
Fifa Street (2012)
Que tal jogar um futebol de salão? Ou um futebol de rua, com menos jogadores? Fifa Street proporciona essa diversão. Com toda a tecnologia desenvolvida pela EA para essa categoria de games, os jogos são agilizados e divertidos. O garoto-propaganda dessa versão de Fifa Street foi o craque argentino Lionel Messi.
Futebol de rua ganha destaque em Fifa Street (Foto: Reprodução/YouTube)Futebol de rua ganha destaque em Fifa Street (Foto: Reprodução/YouTube)
Pro Evolution Soccer 2013 (2012)
Com times do Campeonato Brasileiro, PES 2013 possui gráficos detalhados na versão do PlayStation 3, além de outras versões para PSP e Wii. O game teve como garoto-propaganda o jogador Cristiano Ronaldo, da seleção de Portugal.
Christiano Ronaldo em PES 2013 (Foto: Reprodução/YouTube)Christiano Ronaldo em PES 2013 (Foto: Reprodução/YouTube)
Fifa 13 (2012)
Compatível com Kinect e PlayStation Move, Fifa 13 chama atenção, novamente, por gráficos impressionantes e realistas. Os nomes dos jogadores acompanham imagens oficiais dos atletas e efeitos de sombra dão suporte para o nível alto de realismo do game.
Fifa com gráficos impressionantes e investindo em novas jogabilidades (Foto: Reprodução/YouTube)Fifa com gráficos impressionantes e investindo em novas jogabilidades (Foto: Reprodução/YouTube)
Outros jogos importantes na história dos games de futebol
Football para Atari 2600 foi um dos iniciantes do estilo, em 1978. Há nomes e franquias menores, como Match Day (1984), Sierra Soccer (1994) e Euro 2004 (2004).
Quer saber mais sobre a história dos jogos de futebol? Veja o vídeo abaixo compilado por DaveroFilms no YouTube.

E você? Gosta de jogos de futebol? Prefere Fifa ou PES (Winning Eleven)? Comente...

Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/03/os-games-de-futebol-completam-35-anos-confira-historia-do-genero.html

0 comentários:

Postar um comentário