sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Centenas de pessoas se reúnem para a disputa de maior torre humana









The sky of human towers

Você já viu uma competição de torre humana? Provavelmente não! Então conheça o Concurs de Castells, um torneio bianual realizado em Catalunha, comunidade autônoma espanhola, na cidade de Tarragona.  No total, participaram 32 equipes e cerca de 20 mil espectadores compareceram para assistir ao concurso, que em 2012 chegou à 24 edição.

As equipes precisam de muita organização para conseguir atingir uma boa colocação na competição. Todos devem estar uniformizados com a cor de sua equipe.  Como mostram as imagens do fotógrafo  David Oliete, que registrou o Concurs de Castells, é sem dúvidas um evento muito bonito de se ver, embora seja muito perigosa – tanto para os que ficam por cima, quanto aos que ficam por baixo.

A competição faz parte da cultura catalã, que a considera uma oportunidade para a educação das crianças e adolescentes que, ao participarem, aprendem a trabalhar em grupo e a terem persistência em seus objetivos.

Na base de cada torre é preciso um maior número de pessoas para se distribuir o peso total que vai se acumulando conforme outros vão escalando até o topo. Quando o tamanho da torre vai aumentando, seu diâmetro começa a afinar com o intuito de diminuir o peso total no ombro das pessoas que estão por baixo. É uma verdadeira obra de engenharia. Eles precisam escalar um pelo corpo do outro até que, no fim da torre, uma só pessoa consiga ficar de pé para concluir a gigantesca obra humana.

Vejam algumas fotos da magnífica torre humana e um vídeo em inglês que explica os princípios da cultura catalã:

Torre Humana (1)

Torre Humana (2)

Torre Humana (3)

david-oliete-02

david-oliete-03

david-oliete-04

003_DAVID-OLIETE_Concurs-de-Castells_Colossal

005_DAVID-OLIETE_Concurs-de-Castells_Colossal

007_DAVID-OLIETE_Concurs-de-Castells_Colossal

david-oliete-05

tower-8



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://somentecoisaslegais.com.br/incrivel/centenas-de-pessoas-se-reunem-para-disputar-maior-torre-humana

0 comentários:

Postar um comentário