domingo, 28 de dezembro de 2014

Confira dez dicas e curiosidades sobre o Android 5.0 Lollipop










O Android 5.0 (Lollipop) tem como principal novidade o Material Design, que deixou o sistema com visual diferente, mas há muito mais mudanças por trás da atualização. Melhorias no recebimento de chamadas, novas formas de travar o aparelho e até um jogo escondido: confira dez dicas e curiosidades sobre o Android Lollipop.

O Moto G receberá atualização para o Android Lollipop? Confira no Fórum

1. Tap & Go

Tap & Go permite configurar um telefone novo com a ajuda do NFC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Tap & Go permite configurar um telefone novo com a ajuda do NFC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O NFC está presente já há alguns anos no Android, mas só agora o Google incorporou a tecnologia nativamente no sistema para transferir dados entre aparelhos durante a configuração inicial. O usuário poderá aproveitar o recurso Tap & Go para transferir sua conta e configurações de um smart antigo para um novo que esteja rodando Android 5.0, bastando encostar um no outro.

2. Busca de configurações

Campo de busca nas configurações permite encontrar tudo mais rápido (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Campo de busca nas configurações permite encontrar tudo mais rápido (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A cada versão do Android, mais funcionalidades são adicionadas e, com isso, mais opções de configurá-las ficam disponíveis no aparelho. Para evitar uma bagunça e facilitar o acesso a qualquer recurso, o Android Lollipop passou a permitir busca de itens do menu de configurações. Basta acessar o app e digitar uma palavra-chave no topo da página para filtrar resultados.

3. Novos atalhos

Área de atalhos tem botões novos e dinâmicos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Área de atalhos tem botões novos e dinâmicos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Desde a versão 4.2, o Android puro oferece acesso a atalhos na área de notificações, e o Google deu uma atenção especial no Lollipop. Agora há botão dedicado para lanterna e um acesso novo para Wi-Fi e dados que, ao serem clicados, não levam às configurações do Andorid, mas a uma tela dentro da própria área de notificações.

Além disso, os atalhos estão inteligentes: se o usuário ativar o roteamento Wi-Fi nas configurações, por exemplo, um botão para acesso rápido aparece na cortina e fica lá se ele permanecer sendo usado. Se não o for em cerca de 30 dias, ele desaparece automaticamente.

4. App de relógio muda de cor com o passar do dia

App de relógio muda de cor durante o dia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)App de relógio muda de cor durante o dia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A Apple é famosa por atenção ao detalhe no design, mas o Google deu mostras de que pode rivalizar também nesse sentido. Um exemplo é o novo app de relógio, que muda de cor com o passar do dia. Pela manhã, a interface é azul clara e vai escurecendo aos poucos, passando para um tom azul escuro e ficando roxo no fim da noite.

5. Ligações não intrusivas

Alerta discreto permite usar smartphone enquanto se recebe uma chamada (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Alerta discreto permite usar smartphone enquanto se recebe uma chamada (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Smartphones não servem mais prioritariamente para ligações, e o Android 5.0 segue essa tendência ao colocar as notificações de chamadas recebidas em segundo plano, com um pop-up que aparece no topo da tela. Assim, o usuário pode escolher rejeitar a chamada sem interromper sua atividade em curso, como um game.

6. Texto com alto contraste e ajuste para daltônicos

Acessibilidade agora inclui ajustes melhores de cor (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acessibilidade agora inclui ajustes melhores de cor (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A acessibilidade do Android deu um passo à frente na versão 5.0 ao permitir fazer ajustes para quem tem deficiências em identificar certas cores, como daltônicos. O usuário pode recorrer a correção para deuteranonalia, protanomalia ou tritanomalia, além de inversão de cores e texto em alto contraste.

7. Apps recentes não vão embora com reset

Apps abertos permanecem disponíveis mesmo após reset (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Apps abertos permanecem disponíveis mesmo após reset (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A visão de apps recentes mudou no novo Android, ganhando uma organização em forma de cards. Mas, não foi só isso que mudou. Se antes esses apps significavam espaço ocupado na memória RAM, o que encorajava usuários a tirarem-lhes dali, o Lollipop os trata diferente, já que eles não somem mesmo após um reset no aparelho.

8. Surround sound

Ative o surround para experimentar um som melhor ao assistir vídeos do Play Filmes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o surround para experimentar um som melhor ao assistir vídeos do Play Filmes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Para quem gosta de assistir filmes com som de alta qualidade no smartphone ou tablet, a novidade do sistema está no suporte a surround sound, desde que esteja disponível no arquivo de vídeo. O recurso pode ser ativado nas configurações do app Play Filmes

9. Smart Lock

Smart Lock permite destravar o smartphone ou tablet automaticamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Smart Lock permite destravar o smartphone ou tablet automaticamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Google uniu o Face Unlock do Android 4.0 a novos recursos para criar um Smart Unlock, um conjunto de formas de destravar o telefone de forma simples. Fazendo as configurações necessárias, é possível desbloquear o telefone automaticamente com identificação facial ou com dispositivos Bluetooth pareados.

E uma atualização ainda trouxe desbloqueio geolocalizado para desativar senhas quando o usuário estiver em casa.

10. Jogo “Flappy Droid” escondido

Easteregg do Android 5.0 é uma imitação do jogo Flappy Bird (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Easteregg do Android 5.0 é uma imitação do jogo Flappy Bird (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A cada nova versão do Android, o Google inclui um easter egg no menu “Sobre o telefone (ou tablet)”, geralmente com uma animação que represente a sobremesa da vez. No “Lollipop”, além disso há um joguinho escondido, que imita o famoso game Flappy Bird. Para acessá-lo basta tocar algumas vezes em “Versão do Android”, em seguida várias vezes no pirulito até ele crescer, depois segurando alguns segundos até que o jogo apareça na tela.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/12/confira-dez-dicas-e-curiosidades-sobre-o-android-50-lollipop.html

0 comentários:

Postar um comentário