sexta-feira, 5 de julho de 2013

Para que serve o root do Android? Saiba se vale a pena fazer










O root do Android é muito comentado pelos especialistas no sistema por proporcionar mais liberdade e funcionalidades para a plataforma. Porém, embora os benefícios tornem o recurso bem atraente, ele vem acompanhado de alguns problemas e dificuldades que podem não valer a pena para qualquer usuário. Confira, então, quais são as verdadeiras utilidades do root do Android e se ele é útil para você.



Titanium Backup precisa ter acesso Root (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) (Foto: Titanium Backup precisa ter acesso Root (Foto: Reprodução / Dario Coutinho))
Entenda as vantagens e os perigos em se fazer o

root no Android (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)


Para que serve o root do Android?



Em sistemas operacionais com base no Unix/Linux, como o Android, o root representa a possibilidade de se utilizar a plataforma como um superadministrador. Isto significa que um aparelho "rootado" tem acesso total ao sistema, sendo capaz de realizar funções e de acessar aplicativos que não estão disponíveis quando ele está "fechado".



Quando se utiliza o Android como um superadministrador passa a ser possível, por exemplo, excluir aplicativos de fábrica - como apps instalados pela operadora ou pela fabricante do modelo -, instalar ROMs alternativas que trazem funções e aparência diferentes ao sistema, além de usar aplicativos exclusivos para aparelhos rootados.



Entre os recursos mais badalados para quem tem um Android com root estão a possibilidade de fazer backup e rastreamento do sistema, realizar o overclocking do processador - o que faz com que o hardware do aparelho dê o máximo de sua potência -, além de instalar versões mais recentes do Android que não foram liberadas oficialmente.



Por que essa opção vem desabilitada?



O Android é um sistema baseado no Linux, rodando uma máquina virtual Java chamada Dalvik. Esta máquina, responsável por executar aplicativos e serviços na camada de aplicação do Android, não tem acesso total ao sistema. Ou seja: ela é obrigada a respeitar as permissões do Android.



Por padrão, para evitar que algum aplicativo execute funções que prejudiquem o desempenho do sistema, a máquina virtual Java, assim como todos os aplicativos, não tem permissão para serem executados com a conta de administrador do sistema - o que passa a ser possível com o root. Esta limitação, aliás, não é exclusivo das versões modificadas pela fabricantes de celulares, já que até mesmo a versão com Android “puro”, vinda diretamente do Google, vem sem acesso ao root.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/07/para-que-serve-o-root-do-android-saiba-se-vale-pena-fazer.html

0 comentários:

Postar um comentário