sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Pessoas sem religião são mais inteligentes











sheldon praying 1Essa é polêmica.


Três psicólogos americanos avaliaram 63 estudos sobre inteligência e religião realizados entre os anos de 1928 e 2000. E uma quantidade avassaladora deles apontava uma relação negativa entre crença e inteligência: apenas em 10 pesquisas os religiosos se saíram melhor em testes do que os não crentes.


Não se sabe ao certo por que os fiéis quase sempre levam a pior, mas os pesquisadores arriscam alguns palpites. Segundo eles, pessoas inteligentes tendem a se conformar menos e questionar mais os dogmas da igreja e, geralmente, adotam uma visão analítica das coisas, ao invés de seguir a intuição. Como crenças religiosas não podem ser testadas ou comprovadas pela ciência, esse pessoal deixa de acreditar.


Nem mesmo o aporte emocional oferecido pelas religiões atraem os inteligentes. Segundo a pesquisa, essas pessoas já dominam a arte do autocontrole, por exemplo. Então eles precisam menos dos benefícios da igreja.


Mas isso não quer dizer, necessariamente, que você é um espertão só por não acreditar em nada. Ou um tapado por ir à missa todos os domingos. “Eu tenho certeza que existem pessoas religiosas inteligentes e ateus pouco inteligentes por aí”, explica Jordan Silberman, um dos autores da pesquisa. “A pesquisa aponta para a média de inteligência dos religiosos e não religiosos. Mas isso não necessariamente se aplica a uma pessoa específica”.


E aí, o que achou da pesquisa? É bobagem ou faz sentido?




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/pessoas-sem-religiao-sao-mais-inteligentes/

0 comentários:

Postar um comentário