sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Novo algoritmo do Facebook põe no topo do feed conteúdo de qualidade










O Facebook anunciou nesta sexta-feira (23) que uma nova abordagem, baseada em algoritmos que interpretam melhor a relevância de alguma determinada publicação para o usuário, está sendo desenvolvida em seu feed de notícias. Em comunicado oficial, a empresa detalhou as novidades que afetam principalmente as páginas de fãs e seus posts populares.



Gadget dá choque em usuários que ficam muito tempo no Facebook



Facebook quer melhorar exibição de conteúdo no feed (Foto: Divulgação)
Facebook quer melhorar exibição de conteúdo no feed (Foto: Divulgação)


Os principais afetados pelo novo algoritmo são as marcas e os administradores de páginas de fãs. Com o novo método de categorização de posts, será possível garantir que o conteúdo das páginas que os usuários curtem seja o mais interessante para eles. O processo ainda está sendo moldado pelo Facebook, mas os primeiros passos já foram dados pela rede.



“Embora o objetivo do Feed de Notícias seja mostrar publicações de alta qualidade para as pessoas, nós queríamos entender melhor o significado de alta qualidade. Para isso, decidimos desenvolver um novo algoritmo para atuar dentro do Feed de Notícias. Para desenvolvê-lo, consultamos primeiramente milhares de usuários a fim de entender os fatores que tornam um post de uma Página um conteúdo de alta qualidade”, explicou a rede social.



Levando em conta os resultados do estudo, o Facebook iniciou o desenvolvimento do novo sistema de identificação de conteúdo. A ferramenta utiliza, ao todo, mais de mil fatores diferentes, como frequência de classificação de qualidade, nível de informações do perfil da página, tamanho da base de fãs e de suas interações, entre outras comparações.



Artigos de qualidade no topo do feed no Facebook



A grande ideia é filtrar posts que são exibidos nos feeds de cada usuário e colocar no topo dos feeds os chamados artigos “de qualidade”. Para ajudar nisso, o Facebook criou uma ferramenta de classificação de conteúdo. Os resultados nas avaliações foram muito positivos e isso animou os diretores da rede social. Porém, o conceito de qualidade ainda é confuso.



“Ao mostrar um conteúdo considerado de alta qualidade na parte superior do Feed, vimos um aumento significativo nas interações (comentários, curtidas e compartilhamentos) por esses usuários em teste. Essas pessoas do grupo de teste também ocultaram menos histórias de maneira geral. Estes resultados mostram que essa mudança apresenta mais qualidade a mais pessoas, além de histórias mais interessantes das páginas que eles estão conectados”, diz a nota oficial.



Segundo a própria rede social, mudanças no algoritmo serão constantes, sempre com o intuito de tornar a filtragem de conteúdo mais eficiente. As novidades desta nova atualização serão oferecidas para todos os usuários do Facebook no mundo já nas próximas semanas.



Via TechCrunch e Facebook




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/08/novo-algoritmo-do-facebook-vai-por-no-topo-do-feed-conteudo-de-qualidade.html

0 comentários:

Postar um comentário