segunda-feira, 6 de maio de 2013

Syphon Filter é um clássico do PSOne que merecia retornar no PS4










Desde o PSOne a Sony já lançava franquias que mais tarde se tornariam enormes sucessos de venda em todo o mundo. Porém, antes mesmo de God of War, Uncharted e InFamous se tornarem populares, Syphon Filter foi uma das séries que ajudou a popularizar o primeiro console da empresa. Confira a história do jogo:



Syphon Filter (Foto: Divulgação)
Syphon Filter (Foto: Divulgação)


Como tudo começou



Lançado em 1999, o game trazia como protagonista o agente Gabriel Logan, uma mistura de Snake com Ethan Hunt (personagem de tom Cruise nos filmes da franquia Missão Impossível). O jogo consistia em missões que o personagem deveria cumprir agindo sorrateiramente ou utilizando um respeitável leque de armas.



Syphon Filter (Foto: Divulgação)
Syphon Filter (Foto: Divulgação)


Logan contava com o apoio por rádio de sua companheira Lian Xing – que consequentemente ganharia uma participação maior em outro jogos. Ela era responsável por guiar o herói em caminhos alternativos ou até mesmo elaborar um plano B para uma ação que não acabou como deveria.



A trajetória de sucesso



Os três primeiros games da franquia foram lançados para o PSOne. Enquanto os primeiros jogos surgiram no auge do console, Syphon Filter 3 só chegou quando o PlayStation 2 já estava à venda no mercado, o que acabou gerando críticas de fãs que exigiam um título da franquia para o novo videogame.



Syphon Filter (Foto: Divulgação)
Syphon Filter (Foto: Divulgação)


Três anos depois, em 2004, Syphon Filter: The Omega Strain foi lançado para PS2, porém com uma surpresa bem desagradável: Gabe Logan não estava no jogo. Isso mesmo, o game permitia que o personagem criasse o seu próprio agente, ao invés de vivenciar missões no comando de um dos protagonistas mais populares da época.



Dois anos depois, em 2006, o erro foi corrigido e Logan voltou em Syphon Filter: Dark Mirror, para o PSP. Pouco mais de um ano depois, a Sony lançou o mesmo jogo para o PS2, em uma conversão que não agradou tanto. Entretanto, o enredo convincente compensou os problemas.



sp-psone-rua
Syphon Filter (Foto: Divulgação)



Em seguida, Syphon Filter: Logan’s Shadow chegou para se tornar um título marcante para a franquia. A principal estratégia foi apostar em um enredo repleto de mistérios e reviravoltas que envolviam a sua companheira de longa data: Lian Xing. Mas ainda sim a série já demonstrava sinais de desgaste, tanto pelo gráficos que pareciam não evoluir diante de tantos concorrente no gênero, como pela jogabilidade que já se mostrava um pouco ultrapassada.



A última investida foi lançar Syphon Filter: Combat Ops, que não é nem considerado um jogo da franquia, já que, além de ser disponibilizado por download, ele traz apenas mapas e melhorias para o multiplayer dos últimos dois títulos lançados.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/05/syphon-filter-e-um-classico-do-psone-que-merecia-retornar-no-ps4.html

0 comentários:

Postar um comentário