sábado, 14 de setembro de 2013

Como gastar menos tinta da impressora e economizar dinheiro










As impressoras vêm se tornando cada mais acessíveis, mas isto não significa que imprimir arquivos em casa seja algo barato. Os preços dos cartuchos e da reposição de tinta são os principais responsáveis por encarecer as impressões caseiras. Para ajudar no orçamento, o TechTudo preparou um lista com as melhores dicas para economizar na tinta.



Na dúvida se compra impressora a jato de tina ou laser? O TechTudo ajuda!



Uma impressora tradicional da HP (Foto: Divulgação)
Uma impressora tradicional da HP (Foto: Divulgação)


Antes de começar a discutir esta questão, é importante lembrar que os seus cartuchos usados nunca devem ser jogados no lixo. Boa parte das lojas oficiais e representantes autorizados estão dispostos a recebê-los para que sejam reaproveitados, muitas vezes devolvendo uma pequena quantia em dinheiro ou garantindo um abatimento no preço da próxima compra.



Sempre use o modo econômico



Praticamente todos os programas têm a opção de imprimir no modo econômico, criada, como o próprio nome sugere, para poupar tinta. Se o documento for de uso pessoal, é válido imprimi-lo desta forma. O resultado é um texto um pouco mais claro do que seria ao realizar o processo no modo "normal".



Imprima apenas o essencial



Imprima somente aquilo que precisa. Se o documento é grande, escolha com cuidado as páginas que contém as informações que procura. Há programas, como aqueles do pacote Office, que permitem que visualizar previamente a impressão, uma ferramenta essencial para evitar desperdícios.



Imprimir páginas direto da web também não é o ideal. Os sites costumam vir com links, banners e informações que podem ser retiradas em editores de texto. Sempre copie e cole o conteúdo textual em um editor de textos antes de imprimir.



Esgote o cartucho



Quando a impressora indica que a tinta está acabando, não significa que seja necessário trocar o cartucho imediatamente. Quando ela parar de funcionar, é possível retirar o cartucho e sacudi-lo horizontalmente. Desta maneira, o restante da tinta será melhor distribuído, possibilitando que ele funcione por um pouco mais de tempo.



Nunca desligue sua impressora no meio da operação (Fonte: Reprodução / Wikihow)
Nunca desligue sua impressora no meio da operação (Fonte: Reprodução / Wikihow)


Outra dica é importante é a de nunca desligar a impressora enquanto ela estiver tentando imprimir algo. A ação pode ter uma série de consequências negativas, como vazamentos de tinta e até o entupimento do cartucho.



Mantenha sua impressora ligada



Esta é uma dica que só vale  para quem usa muito o aparelho. Mantê-lo em standby acaba consumindo energia desnecessariamente, mas, o que muitos não sabem, é que toda impressora gasta um pouco de tinta (inclusive para verificar suas reservas) assim que é acionada. Desta forma, vale mais a pena deixá-la sempre ligada, caso vá fazer várias impressões ao longo do dia.



Use sempre o modo preto e branco



A não ser que você precise imprimir uma página com cores, verifique sempre que o modo de impressão preto e branca está ativado. Não é raro que as máquinas usem os tons primários na hora de preencher o preto de sua imagem. Desta maneira, é importante garantir que seu computador usará apenas um cartucho de tinta.



Não se esqueça de recarregar os seus cartuchos (Fonte: Reprodução / inktechnolgies.com)
Não se esqueça de recarregar os seus cartuchos (Fonte: Reprodução / inktechnolgies.com)


Agora não é mais necessário ter medo de imprimir documentos em casa. Basta seguir estas pequenas dicas. Você terá um aumento significativo na duração dos seus cartuchos de tinta.



Você conhece outras maneiras para conservar a tinta da impressora por mais tempo? Comente no Fórum do TechTudo!




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/09/como-gastar-menos-tinta-da-impressora-e-economizar-dinheiro.html

0 comentários:

Postar um comentário