domingo, 8 de setembro de 2013

Conheça a história da Sereia de Fiji

















O documentário Sereias do canal Discovery, provocou grande discussão sobre a existência do ser mitológico, inclusive o governo americano, através do NOOA, precisou ir a público falar: Gente!!! Sereias não existem!


Conheça a história da Sereia de Fiji


O documentário teve uma continuação intitulado Sereia: Novos Indícios, onde apresentou “novas provas” para a existência de sereias e alguns casos históricos sobre o mito.


Um destes casos, é conhecido como “Sereia de Fiji”, que consistia na apresentação de restos mortais de sereias em shows de horror e bizarrice, e por muitas vezes, elas eram vendidas como amuletos da sorte.


Em vários ocasiões as sereias mortas eram na verdade restos de Dugongo, um primo do peixe-boi. Acredita-se que os Dugongos sejam a inspiração real para o mito das sereias, o próprio nome do animal deriva da palavra malaia duyung, que significa “sereia”.


Conheça a história da Sereia de Fiji


Mesmo sendo fraudes historicamente conhecidas, as Sereias de Fiji, ganharam fama e sucesso, graças a Phineas Taylor Barnum, conhecido por alguns como “avô da publicidade”  ou “príncipe das farsas“.


P. T. Barnum foi uma lenda em seu tempo, ele era empresário e showman muito antes da existência das atuais mídias de divulgação. Ele era uma mistura bizarra de Silvio Santos, João Kleber e Latino em uma só pessoa.


Em 1842 a Sereia da Fiji de P. T. Barnum, foi responsável por chocar o público, mesmo sendo apenas um excêntrico torso de bebê orangotango costurado em uma cauda de peixe.


Conheça a história da Sereia de Fiji


Os anúncios de Barnum davam a impressão que seria possível ver uma sereia real viva, mesmo assim, ele conseguia impressionar o publico com a carcaça de seu grotesco espécime.


Se não me engano, o exemplar original do circo de P.T. Barnum se perdeu em um incêndio, mas apareceram várias cópias da Sereia de Fiji nos anos posteriores.


Voltado as informações prestadas no documentário da Discovery, é apresentado um cartaz do circo de Barnum (imagem a baixo), noticiado uma Sereia Real – The Real mermaid. Ao que tudo indica o anúncio pode ser verdadeiro.


Conheça a história da Sereia de Fiji


O livro Secrets of the Sideshows de Joe Nickell, fala do caso, descrevendo um elaborado sistema que projetava a imagem de uma mulher viva em uma aquário.


Cita também, a situação onde foi projetado a imagem de uma artista fumando no aquário, fato que ocasionou confronto do público que queria saber como isso seria possível, já que a sereia estava debaixo d’água.


Caso ainda não conheça os documentários citados, recomendo muito que assista, pois mesmo não sendo totalmente reais, eles exploram bons temas de estudo.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/mundodrive/kZTC/~3/z4dowVpiuZw/conheca-a-historia-da-sereia-de-fiji.html

0 comentários:

Postar um comentário