terça-feira, 23 de abril de 2013

Rússia cogita matar cães e gatos de rua para “limpar” cidade










Os amantes dos animais andam com os nervos à flor da pele na Rússia. Isso porque a prefeitura da cidade de Sochi, localizada às margens do Mar Negro, anunciou na maior naturalidade que pretende exterminar os mais de dois mil cães e gatos que vivem nas ruas do município. O motivo? Deixar o local mais limpo para receber os Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecem em fevereiro de 2014.


O governo até chegou a abrir licitação para escolher a empresa que fará o “serviço sujo”, mas a medida foi tão repudiada pelos ativistas dos direitos dos animais e pela própria população – teve até manifestação na rua contra o ato! – que nenhuma empresa teve coragem de se candidatar para realizar a matança.


A prefeitura não gostou nada da imagem de “Coração Gelado” que a história lhe rendeu e tentou se justificar, dizendo que não se tratava de uma questão de crueldade, mas sim de necessidade, já que a cidade, enquanto sede dos Jogos de Inverno de 2014, não pode fazer feio para o mundo. A desculpa, claro, não colou e o governo teve que suspender a licitação.


A sugestão dos ativistas é que a prefeitura construa abrigos para animais na cidade e, em vez de convidar as empresas a matar cães e gatos de rua, abra uma licitação para o serviço de castração dos bichos. Bem mais razoável, não? A medida, inclusive, deveria ser adotada por todas as grandes cidades, uma vez que a quantidade de animais abandonados nas ruas é tão grande que o problema já virou questão de saúde pública.


O governo do município de Sochi deu sinais de que acatará a ideia, mas por enquanto nada foi decidido oficialmente. Vale ficar de olho…



Foto: Carolina Meirelles./Creative Commons




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/russia-cogita-matar-caes-e-gatos-de-rua-para-limpar-cidade/

0 comentários:

Postar um comentário