segunda-feira, 15 de julho de 2013

Nostalgia: 20 anos de Fifa Soccer; veja tudo que revolucionaram a série









Eu joguei Fifa desde o Fifa 95 para o computador, e me divertia bastante, depois veio os jogos (acho que) para super nintendo e a qualidade foi caindo até que surgiu o PES, e para falar a verdade eu abandonei de vez até jogar o Fifa 2009 que veio com força total. Hoje só jogo o Fifa 13, então desde 2009 que o Fifa é minha preferência. Veja abaixo a matéria desse game que revolucionou o futebol virtual.

Fifa Soccer completa nesta segunda-feira (15) duas décadas desde que o primeiro título chegou às lojas. A franquia de futebol mais vendida do mundo não só se tornou uma referência nos games de esporte, como também revolucionou a jogabilidade do gênero graças a seus principais elementos. Confira as principais evoluções do game:


Fifa International Soccer inaugurou a série 20 anos atrás (Reprodução/TechTudo) (Foto: Fifa International Soccer inaugurou a série 20 anos atrás (Reprodução/TechTudo))
Fifa International Soccer inaugurou a série 20 anos atrás (Reprodução/TechTudo)


Revolucionando o futebol virtutal




Fifa International Soccer chegou ao mercado em 15 de julho de 1993 e tornou a experiência de jogar futebol no videogame agradável e amigável. Antes dele, o velho esporte bretão tinha algumas tentativas ruins e poucas séries com sequência, casos de Formation Soccer (TurboGrafx/PC Engine/Super Nintendo) e Sensible Soccer (Computadores).


O game da EA Sports tinha muitas inovações, como jogadores que respeitavam esquemas táticos, a visão isométrica, torcida animada, replays, arbitragem em campo, várias formas de marcar gols, diferenças climáticas que alteram as condições da partida e, claro, o aval da entidade que governa o futebol em todo o mundo. Na fase de desenvolvimento o game era conhecido como EA Soccer e chegou ao mercado trazendo apenas seleções, no clima da Copa do Mundo de 1994, realizada nos Estados Unidos.


Clubes


O crescimento da série Fifa se confunde com a própria história do futebol virtual, que viria a ter em Winning Eleven/PES e International Superstar Soccer, ambos da Konami, seus maiores rivais. O primeiro Fifa chegou com a ambição de ser um jogo mais realista em relação ao que já havia na época, mas foi na edição seguinte, Fifa 95, que a série trouxe uma de suas principais características durante anos: a presença de clubes e ligas reais.


Fifa 95 introduziu as principais ligas de futebol do mundo (Reprodução/MobyGames/TechTudo)
Fifa 95 introduziu as principais ligas de futebol do mundo (Reprodução/MobyGames/TechTudo)


Apesar da ausência de jogadores de verdade, os torcedores de alguns dos principais países do mundo futebolístico tiveram a chance de escolher o time para qual torciam. A série deixou as genéricas competições entre seleções para pôr em campo rivalidades entre clubes de forma exclusiva. Até clubes brasileiros do Rio de Janeiro e de São Paulo, além do Internacional de Porto Alegre, foram inclusos.


Ídolos


A partir de Fifa 96 a EA Sports fechou contrato com a FIFPro, organização que representa os jogadores profissionais em todo o mundo e garantiu finalmente a presença de craques do futebol real, como Romário, Rivaldo, Roberto Carlos, Roberto Baggio, Eric Cantona, Giuseppe Signori e Edgar Davids, o que se tornou um grande diferencial em relação aos concorrentes e seus jogadores fictícios.






Inspirada pelos games de gerenciamento de futebol, ainda populares só no Reino Unido, a edição “96” apresentou o conceito de criação de times personalizados (ainda arcaico) e um modo de transferências. Era possível então adquirir astros e montar equipes ainda mais poderosas que o Flamengo do Baixinho e Sávio, e o Palmeiras de Djalminha, Roberto Carlos e Cafu. Nos jogos atuais, é impensável um modo carreira sem a possibilidade de recorrer ao mercado de jogadores.


Patrocinadores


Os primeiros esboços da inclusão de camisas mais realistas, com patrocinadores e emblemas dos clubes foi em Fifa 99, mas de forma genérica, já que não haviam uniformes licenciados. Em Fifa 2000, apareceram os primeiros clubes com uniformes licenciados: todos da Major League Soccer, a liga americana de futebol.


A partir do Fifa 2001, os uniformes foram completamente licenciados (Divulgação/TechTudo)
A partir do Fifa 2001, os uniformes foram completamente licenciados (Divulgação/TechTudo)


No Fifa 2001, a EA Sports desenvolveu um novíssimo motor gráfico, com visual mais realista e – finalmente – uniformes completamente licenciados, inclusive dos 12 maiores clubes brasileiros e do Atlético Paranaense. A partir daí, os uniformes licenciados se tornaram obrigatórios não só na série, mas como na concorrente Pro Evolution Soccer alguns anos depois.


Estádios e Eliminatórias


Jogos de futebol com seleções sempre foram bastante comuns e genéricos, mas o acréscimo das Eliminatórias completas para a Copa do Mundo de 98 em Fifa Road to World Cup 98 deram um novo significado na escolha de um país para representar. Apesar de um gameplay fraco em relação ao concorrente Winning Eleven, o trabalho feito pela EA Sports contou também com a recriação de templos mundiais do futebol, como Maracanã, Wembley e San Siro e estádios menos prestigiosos, como o Hasely Crawford Stadium, em Trinidad e Tobago.






O modo de Eliminatórias voltou em Fifa 2002, para a Copa de Coréia do Sul e Japão, implementado com as copas continentais (Eurocopa, Copa América, etc) e a Copa das Confederações. Também havia a opção de realizar amistosos preparatórios e conquistar posições no ranking da Fifa, no caso de escolher a França – então campeã do mundo e com vaga automática – ou as anfitriãs Coréia do Sul e Japão. Porém, ao conquistar a tão sonhada vaga não há aonde ir, já que a Copa do Mundo não está inclusa no jogo!


Futsal


Foi na série Fifa que outras modalidades de futebol ganharam espaço nos games. Em Fifa 97, o futebol indoor – popular na América do Norte – foi introduzido para partidas amistosas, opção mantida até a edição seguinte, Fifa Road to World Cup 98. O espaço de jogo é reduzido e jogam apenas cinco atletas de cada lado. Não há linhas laterais e nem meta, lembrando os rinques de hóquei no gelo.


O futebol indoor, semelhante ao futsal, esteve presente em Fifa 97 (Reprodução/Moddb/TechTudo)
O futebol indoor, semelhante ao futsal, esteve presente em Fifa 97 (Reprodução/Moddb/TechTudo)


O futebol indoor renderia mais tarde na criação da série Fifa Street, com regras menos estritas que o association football  (futebol de campo, se preferir). Street trouxe também em futuras edições outras formas de jogar futebol, como as modalidades de rua e o futsal, que apesar da enorme popularidade mundial, nunca teve a devida representação nos games. Na edição de 2012 de Fifa Street, foram criados até torneios fictícios usando as regras do futebol de salão, que também é gerenciado em todo o mundo pela Fifa.


Realismo


Ainda que muito populares, os primeiros games da série Fifa pecavam na questão realismo. A movimentação robótica, a física que deixava a bola leve e a inteligência artificial limitada deixavam os lançamentos anuais da série sempre atrás de Winning Eleven e até de outros títulos de futebol quanto à fluência das partidas.


Simulação e realismo se tornaram marcas registradas da série a partir do Fifa 09 (Reprodução/TechTudo)
Simulação e realismo se tornaram marcas registradas da série a partir do Fifa 09 (Reprodução/TechTudo)


Em Fifa 2003, a Electronic Arts finalmente desenvolveu um motor de jogo focado em suprir a necessidade dos fãs de futebol, cada vez mais acostumados à simulação dos games da Konami. A curva evolutiva só cresceu, com a adição de melhorias a cada edição e o desenvolvimento de motores gráficos cada vez mais realistas, que ultrapassaram a qualidade do rival a partir de Fifa 09. Veio o controle de dribles, o controle de jogadores sem a bola para criação de jogadas e até as diferentes formas de marcação, com botões diferentes.


Dê sua opinião: Qual é o melhor Fifa 13 ou PES 13?


Música


Uma boa trilha sonora nunca influenciou na qualidade de jogos de futebol e, talvez, até por isso, a EA Sports desbravou praticamente sozinha este campo. O primeiro game a contar com trilha sonora licenciada foi Fifa 98, que provavelmente traz uma das seleções mais seminais entre os jogos de esporte com “Song 2” dos ingleses do Blur como canção-tema, e faixas in-game de nomes fortes da música eletrônica: Crystal Method e Electric Skychurch.






Desde então a série foi embalada por canções de bandas como Oasis, Linkin Park, Gorillaz, Fatboy Slim, DJ Tiesto, Robbie Williams, Muse, Kings of Leon, entre tantos outros. Até nomes brasileiros como Os Tribalistas, Seu Jorge e Cansei de Ser Sexy já figuraram nas seleções sonoras de Fifa. O peso da trilha sonora acabou influenciando o concorrente Pro Evolution Soccer, que também passou a incluir nomes populares da música mundial.


Futuro


Em 20 anos foram mais de 120 milhões de unidades vendidas de todos os games da série Fifa, a consolidando como uma das dez séries mais vendidas da história dos videogames. Resultado para deixar os executivos da EA com sorrisos de orelha a orelha. A entidade máxima do futebol, que empresta seu nome ao game, demonstrou o valor da parceria ao renovar até 2022 a licença da série.


A EA Sports promete que Fifa 14 na nova geração de consoles será o maior jogo de futebol já lançado (Reprodução/TechTudo)
A EA Sports promete que Fifa 14 na nova geração de consoles será o maior jogo de futebol já lançado (Reprodução/TechTudo)


Fifa é um sucesso absoluto e mesmo com versões anuais, nunca sai de moda. Prova é que, segundo a EA, mais de 65 milhões de partidas do game são jogadas todas as semanas em seus servidores. E consolidar o sucesso na próxima geração, com o Xbox One e o PS4, é o desafio da empresa para Fifa 14. Afinal, a Konami quer dominar o mundo com PES 2014!


Qual será o melhor: Fifa 14 ou PES 2014? Participe do Fórum TechTudo



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/07/fifa-soccer-completa-20-anos-veja-os-elementos-que-revolucionaram-serie.html

0 comentários:

Postar um comentário