quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Maconha evita que câncer se espalhe











maconha1


É quando o câncer se espalha pelo corpo que o bicho pega – fica ainda mais difícil conter a evolução da doença. Mas agora cientistas da Califórnia parecem ter encontrado um remédio capaz de frear esse processo de metástase em vários tipos de câncer. E ele está escondido dentro da planta da maconha.


Mais precisamente num composto da erva chamado cannabidiol, que não tem nenhum efeito psicoativo. Num teste de laboratório, os pesquisadores Pierre Desprez e Sean McAllister aplicaram a substância em células com altos níveis de ID-1, um gene cancerígeno responsável pela metástase. E aí as células pararam de se reproduzir loucamente. Ou seja, voltaram ao normal.


No início, os testes foram feitos apenas em tumores de mama. Mas deu tão certo que os pesquisadores passaram a testar em outros tipos agressivos de câncer, como o de cérebro ou próstata. E funcionou. O próximo passo é fazer o teste em humanos.


Só um alerta: nesse caso, fumar maconha não ajuda em nada. Para surtir efeito, a concentração de cannabidiol precisa ser bem maior do que a encontrada em um baseado.


Crédito da foto: flickr.com/enrique_mendez




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/maconha-evita-que-cancer-se-espalhe/

0 comentários:

Postar um comentário