quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

IBM quebra o recorde de velocidade de transferência de dados










A IBM quebrou o recorde de velocidade de transferência de dados, sendo 14% mais veloz que a marca anterior. Para realizar o feito – que pode melhorar o desempenho para servidores, centros de dados e supercomputadores – a empresa usou fibra óptica multimodo. O feito foi possível graças à utilização de chips de silício-germânio personalizados com laser VCSEL para enviar os dados.

(Foto: Reprodução / swdirectionaldrilling.co.uk)IBM bate recorde de transferência de dados (Foto: Reprodução / swdirectionaldrilling)

Os pesquisadores da companhia foram capazes de enviar dados a uma velocidade de 64Gb/s através de um cabo de 57 metros de comprimento. Além de ser 14% mais veloz que a marca anterior, o resultado registrado é 2,5 vezes mais rápido do que a tecnologia existente no mercado.

De acordo com Dan Kuchta, pesquisador da IBM, ainda é possível melhorar a velocidade. Segundo ele, sua equipe quebrou a regra de ouro, que postulava que a taxa de transferência de dados máxima era de 1,7 vezes a largura de banda. Ou seja, com uma largura de banda de 26 GHz com o laser VCSEL seria possível atingir apenas 44 GB/s. Mas a companhia superou as expectativas.

O problema da tecnologia no entanto, é ficar restrita ao cabo de 57 metros. O tamanho não permite, por exemplo, a transferência de dados entre continentes. Mas, segundo a IBM, o tamanho é o suficiente para ser usado em data centers e em supercomputadores.

20 mitos sobre Computadores! Comente sobre o caso no Fórum do TechTudo.

Via TechRadar



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/02/ibm-quebra-o-recorde-de-velocidade-de-transferencia-de-dados.html

0 comentários:

Postar um comentário