terça-feira, 4 de março de 2014

Gente estressada sente mais cheiros ruins











estresse1Você é o primeiro a sentir qualquer cheiro estranho no ar? Bem, cuidado, você deve estar estressado.


Uma pesquisa americana descobriu que o estresse altera as conexões cerebrais, principalmente nas áreas relacionadas ao olfato. Aí um cheiro neutro pode virar um odor insuportável. E quanto maior o estresse, pior é o cheiro.


Para descobrir isso, o pessoal da Universidade de Wisconsin-Madison convidaram 12 voluntários para terem os cérebros escaneados. Primeiro, antes de começarem os testes, eles tiveram de analisar alguns cheiros – se eram ruins ou não. Em seguida, durante a ressonância magnética, os participantes foram expostos a textos e imagens perturbadoras, como acidentes de carro e guerra. A ideia era provocar estímulos de ansiedade.


E deu certo: os participantes começaram a mostrar sinais de estresse. Enquanto viam as fotos e liam os textos, o cérebro também mudou. As ligações entre dois circuitos diferentes do cérebro aumentaram, um ligado ao processamento olfativo e outro à emoção. Em seguida, os participantes sentiram os mesmos odores neutros. Só que dessa vez eles pareceram bem menos agradáveis.


Agora você já sabe como detectar os amigos estressados.


Crédito da foto: flickr.com/evilerin




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/gente-estressada-sente-mais-cheiros-ruins/

0 comentários:

Postar um comentário