sexta-feira, 4 de abril de 2014

Como escolher uma impressora certa para seu uso?










O mercado de impressoras oferece diversas opções de modelos para quem precisa de um equipamento para casa ou escritório. Você sabe que itens deve considerar ao
escolher uma equipamento destes? Preço, marcas e assistência técnica estão entre os principais fatores a destacar, mas não é só isso. O TechTudo listou os principais
pontos a pesquisar na hora de adquirir um produto novo.

Qual impressora tem o cartucho mais barato do mercado?

A impressora a laser Phaser 3320DNI da Xerox imprime até 37 páginas por minuto (Foto: Divulgação/Xerox)A impressora a laser Phaser 3320DNI da Xerox imprime até 37 páginas por minuto (Foto: Divulgação/Xerox)

Perfil do usuário

Ao cogitar a ideia de comprar uma impressora é preciso levar em consideração suas necessidades e o rendimento desejado para o equipamento. Itens como a frequência de uso da impressora – se o usuário imprime pouco ou não, velocidade, impressão frente e costa devem entrar na delimitação do perfil de usuário do equipamento a ser
comprado.

Jato de tinta, laser ou multifuncional

Os modelos com jato de tinta são os mais comuns entre as impressoras. Eles são considerados mais baratos, de boa qualidade e possuem cartuchos com preços acessíveis – em média R$ 50. Cada cartucho imprime em torno de 200 folhas. Os modelos a laser têm alta capacidade de impressão, mas costumam ser mais caros que os jato de tinta tradicionalmente usados em casa. O preço é o grande diferencial entre os dois modelos.

Já as multifuncionais reúnem em um só produto funções como impressão, scanner e cópia. Dependendo do modelo há funções extras como fax. Este tipo de equipamento também possui divisão entre laser e jato de tinta, sendo a laser mais indicada para usuários que imprimem grande volume de páginas e precisam de rapidez. Os modelos
multifuncionais a jato de tinta têm perfil doméstico e atendem a quem busca economia na hora de comprar cartuchos. A velocidade de impressão também é menor.

Conectividade

As conexões USB e Wi-Fi são as mais comuns. Para quem pretende conectar o equipamento ao PC de mesa a melhor escolha é a entrada USB. Quem utiliza notebooks ou tablets deve optar por impressora com conexão Wi-Fi, que podem se conectar à Internet. Uma nova tendência crescente no mercado são as impressoras que contam com NFC, para uma impressão mais rápida por dispositivos móveis.

A multifuncional Epson Tanque de Tinta L355 vem com Wi-Fi e copia, digitaliza e imprime documentos (Foto: Divulgação/Epson)A multifuncional Epson Tanque de Tinta L355 vem com Wi-Fi e copia, digitaliza e imprime documentos (Foto: Divulgação/Epson)

Compatibilidade

Boa parte dos equipamentos à venda são adaptados para funcionar automaticamente no ambiente Windows. Eles também possuem o CD de instalação com os drivers necessários para o funcionamento da impressora nesse ambiente. Se você não for usuário do sistema operacional da Microsoft, verifique se o equipamento é compatível ao sistema do seu computador, evitando assim uma compra desnecessária.

Assistência técnica

Certifique-se também se o produto que você deseja comprar possui assistência técnica autorizada no Brasil. Isso vale para o caso de necessidade de reparos ou suporte. Marcas conhecidas do público como Canon, Epson, Samsung, Lexmark, Xerox e HP costumam oferecer assistência em todas as regiões do país. Nos sites dos fabricantes é possível verificar os endereços das autorizadas.

O modelo HP Deskjet 1000 é a jato de tinta e pode imprimir até 16 páginas por minuto (Foto: Divulgação/HP)O modelo HP Deskjet 1000 é a jato de tinta e pode imprimir até 16 páginas por minuto (Foto: Divulgação/HP)

Durabilidade

Os fabricantes costumam oferecer um ano de garantia a impressoras. Dependendo do local onde você compre, é possível aumentar esse tempo mediante o pagamento de uma taxa no momento da compra. Além desses pontos, observe também o número de impressões que ela realiza e seu ciclo mensal – o pico de impressões que um equipamento suporta sem sofrer danos. O ideal é utilizar a impressora abaixo desse pico, caso contrário a vida útil do produto pode ficar comprometida.

Qual a melhor impressora multifuncional? Opine no Fórum do TechTudo.

Marcas e preços

O mercado oferece diversas marcas como HP, Canon, Xerox, Epson, Samsung e Lexmark. Procure optar por uma que ofereça itens como assistência técnica e suprimentos como cartuchos e acessórios como papéis especiais fáceis de encontrar. Em relação ao preço, você já sabe que as impressoras a laser possuem valores mais elevados que as jato de tinta. Entretanto, de acordo com suas necessidades a escolha de um modelo a laser ou multifuncional, por exemplo, pode ser mais vantajoso do que um a jato de tinta.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/04/como-escolher-uma-impressora-certa-para-seu-uso.html

0 comentários:

Postar um comentário