sexta-feira, 4 de abril de 2014

Firmware: o que é e como atualizar?










Também conhecidos pela nomenclatura “software embarcado”, os Firmware são um conjunto de instruções operacionais que são programadas diretamente no hardware de equipamentos eletrônicos.

Deixar o notebook hibernando em vez de desligar estraga?

Os códigos transcritos por este tipo de programa residente são fundamentais para iniciar e executar os hardwares e os seus recursos, fornecendo informações idênticas sempre que o dispositivo for ligado.

A atualização do firmware pode tornar o dispositivo mais rápido e estável, acrescentar recursos e acrescentar funcionalidade extras (Foto: Reprodução/Flirck - ManoRegejimas)A atualização do firmware pode tornar o dispositivo mais rápido e estável, acrescentar recursos e acrescentar funcionalidade extras (Foto: Reprodução/Flirck - ManoRegejimas)

Desta forma, esta espécie de “sistema operacional” de aparelhos eletrônicos estará gravada diretamente no chip de memória de seus hardwares, mais especificamente nas memórias PROM e EPROM (memória somente leitura programável e memória somente leitura apagável, respectivamente).

Quando e porque atualizar o firmware?

Apesar de ser possível modificar a interação entre o hardware e o sistema operacional de PCs, smartphones ou tablets por meio de aplicativos, o firmware manterá a configuração das funções básicas dos dispositivos constante e inalterada.

Smartphones e tablets geralmente apresentam grandes modificações após a atualização de seus firmwares (Foto: Reprodução/Flirck - Schill)Smartphones e tablets geralmente apresentam grandes modificações após a atualização de seus firmwares (Foto: Reprodução/Flirck - Schill)

A frequência de atualização deste pacote de instruções varia de acordo com o fabricante do produto, mas recomenda-se fazer este upgrade se o computador apresentar problemas de incompatibilidade de hardware ou no processamento de dados.

No entanto, é preciso ter cuidado antes de fazer o upgrade de firmwares, pois da mesma forma que a atualização poderá melhorar o acesso a novos recursos ou incrementar a estabilidade do dispositivo, o procedimento é delicado e pode causar danos enormes se sofrer interrupções ou for feito da maneira errada.

Já fez atualização de firmware na TV Samsung? Comente no Fórum do TechTudo.

Como atualizar o firmware do PC?

Atualizar o firmware de seu computador altera profundamente sua BIOS (sigla em inglês que nomeia o Sistema Básico de Entrada-Saída). Este upgrade poderá incrementar as suas funções do PC, melhorando a interação com outros dispositivos, podendo também acrescentar funcionalidade extras e torná-lo mais rápido e estável.

Caracterizando o conjunto de instruções operacionais que são programadas diretamente no hardware, praticamente todos os atuais aparelhos eletrônicos  possuem firmware (Foto: Reprodução/Flirck - pchow98)Caracterizando o conjunto de instruções operacionais que são programadas diretamente no hardware, praticamente todos os atuais aparelhos eletrônicos possuem firmware (Foto: Reprodução/Flirck - pchow98)

O TechTudo irá apresentar um detalhado passo a passo com todos os procedimentos mais recomendáveis para fazer a atualização do firmware de seu PC de maneira segura, começando pela identificação da versão instalada e seguindo para a instalação e a validação das novas configurações.

Passo 1. Abra o gerenciador de arquivos Windows e clique com o botão esquerdo do mouse em sua barra de endereços para poder alterá-la, e digite o comando “msinfo32” (sem as aspas);

Clique na barra de endereços do Windows Explorer e digite msinfo32 (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clique na barra de endereços do Windows Explorer e digite "msinfo32" (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. Assim que você pressionar a tecla “Enter” será executada a ferramenta nativa “Informações do Sistema”, que exibe de maneira prática uma série de dados sobre o hardware de seu PC. Você encontrará a versão do firmware através da descrição do seu processador e da indicação da BIOS instalada;

No aplicativo Informações do Sistema, procure pelo processador e pela BIOS para saber a versão do firmware a data de seu último upgrade (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)No aplicativo "Informações do Sistema", procure pelo processador e pela BIOS para saber a versão do firmware a data de seu último upgrade (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. A atualização do firmware de seu computador será vinculada com o modelo de seu processador e com a versão da BIOS instalada. Assim, utilize aplicativos como AIDA64, HWMonitor ou Intel Desktop Utilities para ver o modelo do processador e acesse a página de seu fabricante para encontrar o link de upgrade;

Utilize um do programa como o Intel Desktop Utilities para detectar o modelo do processador e busque uma atualização no site do fabricante deste (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Utilize um do programa como o Intel Desktop Utilities para detectar o modelo do processador e busque uma atualização no site do fabricante deste (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Procure utilizar também as ferramentas online no site do fabricante para comprovar se não há engano quanto ao modelo do processador e detectar a versão instalada no computador;

Ainda no site do fabricante do processador, utilize as suas ferramentas online de detecção para certificar-se quanto a versão e o modelo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Ainda no site do fabricante do processador, utilize as suas ferramentas online de detecção para certificar-se quanto a versão e o modelo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. Aperte no botão que indique o instalador da atualização da BIOS e aguarde o término do download. Assim que o upgrade estiver baixado, descompacte o arquivo em uma nova pasta;

Baixe o instalador da atualização de seu firmware e descompacte-o em uma nova pasta (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Baixe o instalador da atualização de seu firmware e descompacte-o em uma nova pasta (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 6. Acesse o “Painel de Controle” e clique na opção “Backup e Restauração”. Aperte no botão “Fazer Backup agora” para prevenir-se, salvando todos os dados em seu computador antes de iniciar a atualização de seu firmware;

Faça um backup com a ferramenta nativa, localizada no Painel de Controle (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Faça um backup com a ferramenta nativa, localizada no "Painel de Controle" (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 7. Procure pela pasta onde o pacote de atualização baixado foi descompactado, clique com o botão direito do mouse no arquivo “Setup” e selecione “Abrir” para iniciar o assistente de instalação;

Procure e execute o arquivo de instalação da nova atualização (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Procure e execute o arquivo de instalação da nova atualização (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 8. Ao final do processo de upgrade, clique no botão “Iniciar” e selecione a alternativa “Desligar”. Clique na opção “Reiniciar” para que que o sistema termine a instalação da nova versão do firmware, que será ativada assim que o PC foi novamente iniciado;

Reinicie o seu computador para que a instalação seja concluída e para que os novos parâmetro do firmware sejam validados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Reinicie o seu computador para que a instalação seja concluída e para que os novos parâmetro do firmware sejam validados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/04/firmware-o-que-e-e-como-atualizar.html

0 comentários:

Postar um comentário