segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Bomberman: conheça os melhores games da franquia










Bomberman é uma das franquias mais consagradas da era do SNES, que fez grande sucesso por criar uma jogabilidade estratégica com bastante humor e um foco especial no multiplayer. Mesmo que seja pouco lembrada nos tempos atuais, a franquia foi uma verdadeira explosão nas primeiras gerações de consoles. Conheça e relembre abaixo os melhores jogos da série:

Bomb It: como jogar o game inspirado no clássico Bomberman

Bomberman: relembre os melhores games da franquia (Foto: Divulgação)Bomberman: relembre os melhores games da franquia (Foto: Divulgação)

A jogabilidade de Bomberman misturava componentes de ação, estratégia e plataforma que levaram o multiplayer a um novo patamar nos consoles. O objetivo principal era simples, mas bastante desafiador; o herói Bomberman, seus amigos e inimigos se juntavam em uma arena ou labirinto para uma disputa com bombas e itens, que eram posicionados para destruir objetos ou seus adversários.

Originalmente desenvolvida pela Hudson Soft (e adquirida pela Konami), sua fórmula provou ser um grande sucesso e rendeu mais de 70 títulos para a série.

Bomberman 64

Conhecido como um dos favoritos entre os jogadores, Bomberman 64 foi o primeiro game da série com visual 3D. Lançado para Nintendo 64 em 1997, seu sucesso criou duas outras sequências chamadas Bomberman Hero (1998) e Bomberman 64: The Second Attack (2000).

Bomberman 64 (Foto: Divulgação)Bomberman 64 (Foto: Divulgação)

Sua jogabilidade, apesar de não ter grandes diferenças em comparação a fórmula tradicional, apresentava uma evolução natural que viria com seu novo visual 3D. Seu modo Single Player também incorporou elementos de ação e aventura, com alguns estágios de plataforma ao invés de arenas de combate. Mas era no multiplayer para quatro jogadores que era possível notar a evolução, misturando as habilidades já conhecidas do herói com melhorias na câmera, movimentação e até novas efeitos para as bombas.

Saturn Bomberman

Saturn Bomberman foi lançado para Sega Saturno em 1997 para mostrar o verdadeiro potencial da série no seu maior destaque: o modo multiplayer. Permitindo até 10 jogadores simultâneos com dois adaptadores, seu modo competitivo era o grande diferencial do game e fez um enorme sucesso entre os antigos e atuais fãs da franquia.

Saturn Bomberman (Foto: Divulgação)Saturn Bomberman (Foto: Divulgação)

Tanto sucesso que ele ganhou um adaptador e controle com modelo especial pela Hudson, feito exclusivamente para o game com o rosto de Bomberman – também lançado para a versão de Snes. Além disso, o jogo também contava com um modo história que podia ser jogado solo ou com mais um jogador.

Bomberman 2

Marcando a chegada da franquia nos consoles da Nintendo, Bomberman 2 foi lançado em 1991 para apresentar a clássica receita de sucesso da série: em uma sala repleta de blocos e inimigos, Bomberman precisava plantar bombas para destruí-los. Os blocos ainda tinham  poderes extras que poderiam ajuda-lo a alcançar os próximos níveis com mais facilidade.

Bomberman 2 (Foto: Divulgação)Bomberman 2 (Foto: Divulgação)

Sua história apresentava dois personagens: o Bomberman branco e o Bomberman preto. Acusado de crimes que não cometeu, o Bomberman branco é preso em uma cela e precisa escapar para levar o Bomberman preto à justiça pelos seus crimes.

Super Bomberman

Enquanto Bomberman 2 marcava a chegada da série no Nes, Super Bomberman começou a fazer seu nome no console da Nintendo. Muito popular entre os jogadores da época e os atuais admiradores do clássico, o game foi lançado em 1993  para Super Nintendo com um visual bem mais caprichado.

Super Bomberman (Foto: Divulgação)Super Bomberman (Foto: Divulgação)

Com um visual mais destacado no novo console, o game mostrou novamente que seu grande destaque era o modo competitivo. Sua jogabilidade continuava simples, porém, viciante como nos títulos anteriores. Assim como os jogos clássicos da plataforma, o jogo utilizava um sistema de saves usando os bons e velhos passwords.

Bomberman ’93

Não muito distante do sucesso inicial da série no Super Nintendo, Bomberman ’93 foi lançado para TurboGrafx-16, mais conhecido como PC Engine, um console desenvolvido pela própria Hudson Soft para competir com os consoles da Nintendo e Sega. O game foi tão popular que além de ganhar uma sequência, foi levado para o Virtual Console do Wii U com seu modo multiplayer.

Bomberman 93 (Foto: Divulgação)Bomberman '93 (Foto: Divulgação)

A jogabilidade não apresentava nada de muito novo em relação aos anteriores, mas era difícil sua combinação de elementos falhar no modo multiplayer. Sua versão no Virtual Console do Wii ainda suporta quatro jogadores usando o Wii Remote e até mesmo um quinto usando o botão R.

Bomberman Fantasy Race

Com uma lista extensa de títulos, Bomberman também ganhou alguns spin-offs com uma jogabilidade bem diferente do original. Junto com Bomberman Kart, um dos que se destacaram foi Bomberman Fantasy Race, jogo de corrida lançado para Playstation em 1991. Apesar de ser bem diferente dos outros jogos, a ideia deu certo e ele foi até relançado para PS3 e PSP em 2008.

Bomberman Fantasy Race (Foto: Divulgação)Bomberman Fantasy Race (Foto: Divulgação)

Em Fantasy Race, os jogadores poderiam escolher diferentes cores para Louie e Tirra, os mascotes de Bomberman. Cada cor representava uma habilidade diferente que os animais poderiam usar durante as corridas, assim como Bomberman usava nos combates. O jogo tinha um sistema de prêmios em dinheiro, onde o jogador ganhava as “Bomberman Coins” para troca-las por outros animais de corrida ou melhorias.

Wario Blast

A franquia não se contentou apenas com os consoles e migrou para os portáteis com força total, com direito a participação especial em outros games. Mesmo não sendo um título da série, Wario Blast fez um grande sucesso no Game Boy por unir duas grandes franquias consagradas pelos jogadores. O game é um crossover entre a sério Wario da Nintendo e Bomberman.

Wario Blast (Foto: Divulgação)Wario Blast (Foto: Divulgação)

O interessante é que o jogo é muito mais um Bomberman do que um game da série Wario. Isto porque o personagem da Nintendo é jogado no mundo de Bomberman e se torna o grande vilão da trama. Novamente como o herói – mesmo no jogo de outro protagonista – Bomberman também usa suas bombas para destruir inimigos e avançar nos estágios.

Bomberman World

A estreia da série no PlayStation ficou marcada por Bomberman World. O título foi lançado em 1998 e mostrou mais uma vez que a velha fórmula ainda estava bem firme e forte, agradando mais uma vez os jogadores em outra plataforma. Apesar de manter a mesma jogabilidade clássica, seu visual recebeu alguns toques especiais, com destaque para os cenários.

Bomberman World (Foto: Divulgação)Bomberman World (Foto: Divulgação)

O grande destaque do título no PlayStation era a sua quantidade de modos presentes no game. Além do famoso multiplayer, ele ainda tinha o “Special Mode” para acumular pontos em um ranking e o “Maniac Mode,” um adicional para o movo competitivo entre jogadores. No modo história, o herói precisava derrotar a Dark Force Bombers, inimigos que queriam levar a escuridão para o mundo de Bomberman.

Bomberman Party Edition

Para homenagear e lembrar o início desta série clássica, Bomberman Party Edition foi lançado no Playstation em 2000 como uma versão do original de 1983. A jogabilidade e os modos de luta são bem semelhantes ao game antigo, mas com gráficos aprimorados e um toque de Super Bomberman no design dos cenários.

Bomberman Party Edition (Foto: Divulgação)Bomberman Party Edition (Foto: Divulgação)

Como é de costume, seu modo multiplayer foi o grande sucesso do título com suporte para quatro e oito jogadores simultâneos dentro da arena. O game mistura todos os elementos clássicos que fizeram a alegria dos fãs durante todos os anos da franquia. Com diferentes itens, bombas, animais e cenários, Bomberman Party Edition é um dos títulos mais divertidos da série.

Bomberman Blast

Bomberman Blast foi lançado no Wii para todos aqueles fãs que sentiam falta das explosões desta clássica série. O game faz parte de uma trilogia de títulos disponíveis apenas via download, junto com Bomberman Live para Xbox 360 e Bomberman Ultra para PS3.

Bomberman Blast (Foto: Divulgação)Bomberman Blast (Foto: Divulgação)

Diferente dos antigos jogos da série, Bomberman Blast não tem modo história, pois é totalmente focado no multiplayer. O jogo pega as batalhas emocionantes com muitas bombas e itens e resgata a era de ouro da série com gráficos muito mais bonitos no Wii. Além de um multiplayer local para oito jogadores, o game ainda possui um modo online muito divertido.

Qual o melhor jogo da série Bomberman? Opine no fórum do TechTudo!



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/10/bomberman-conheca-os-melhores-games-da-franquia.html

0 comentários:

Postar um comentário