terça-feira, 23 de abril de 2013

Conheça os maiores campeonatos de games do mundo










Hoje em dia, jogos eletrônicos não são mais só coisa de criança. Diversos jogadores que cresceram com videogames resolveram se dedicar e transformaram a brincadeira em profissão. Nessa matéria você vai conhecer os maiores e mais famosos campeonatos do mundo, com prêmios que variam desde troféus até centenas de milhares de dólares.



Jogadores e espectadores vibrando em evento lotado da MLG em 2011 na cidade de Dallas(Foto: Divulgação)
Jogadores e espectadores vibrando em evento lotado da MLG em 2011 na cidade de Dallas(Foto: Divulgação)


Cyberathlete Professional League



A CPL ou Liga Profissional de Cyberatletas, foi criada por Angel Murroz em 1997. O evento foca em competições de FPS, com Counter-Strike e Quake como suas principais atrações.

Apesar do início modesto, conforme os anos se passaram a competição ganhou fama e as finais costumam ser vistas por centenas de milhares de espectadores através da internet.



Em 2005 o torneio adotou o modelo de turnê mundial com partidas do jogo Painkiller, que renderam o total de US$ 1.000.000,00 em prêmios. O grande vencedor, Johnathan “Fatal1ty” Wendel levou sozinho US$ 150.000,00.



Jogadores competindo na turnê mundial do evento (Foto: Reprodução/IGUK)
Jogadores competindo na turnê mundial do evento (Foto: Reprodução/IGUK)


Este torneio também tem uma modalidade amadora, a CAL (Cyberathele Amateur League) ou Liga Amadora de Cyberatletas, com competições que acontecem diretamente através da internet. As inscrições se mantêm na média de 600 mil pessoas por ano.



Em 2010 o evento foi comprado pela WoLong Venture, empresa com longo histórico relacionado à competição e divulgação de games. As disputas costumam acontecer em dezenas de países, incluindo no Brasil, porém após a venda elas deixaram de acontecer anualmente.



World Cyber Games 



O World Cyber Games foi criado em 2000 pela empresa sul-coreana World Cyber Games Inc. e é patrocinado pela Samsung e pela Microsoft. A competição costuma tentar seguir o padrão usado nas Olimpíadas, com direito até a evento de abertura. Os vencedores recebem moedas de ouro, prata e bronze.



O grande salão usado na edição de 2004 (Foto: Reprodução/Peter Kaminski)
O grande salão usado na edição de 2004 (Foto: Reprodução/Peter Kaminski)


Desde 2011, o WCG é considerado o maior campeonato de e-sports do mundo, e costuma movimentar torneios menores nos países participantes, realizados por organizações com o objetivo de levar os melhores jogadores do seu país até o mundial. O evento costuma ser focado em jogos de PC e Xbox, como por exemplo Counter-Strike, StarCraft, Warcraft, Tekken 6 e os jogos da serie Forza. A maior edição aconteceu em 2009 e, só naquele ano, foram entregues US$ 500,000,00 em prêmios.



Electronic Sports World Cup



A ESWC, foi criada pela empresa Ligarena, e ganhou seu nome em 2003, quando a empresa quis fazer uma versão maior da sua competição, que até então se chamava LAN Arena. Hoje a empresa se chama Games-Services, mas os direitos da competição foram vendidos para a Games-Solution.



Jogadores disputam as finais da ESWC em 2006(Foto: Reprodução/ESFrance.net)
Jogadores disputam as finais da ESWC em 2006(Foto: Reprodução/ESFrance.net)


Assim como o World Cyber Games, os participantes são selecionados em competições nacionais. O evento é anual e a maior edição do evento aconteceu em 2010, com mais de 50 países participantes e um prêmio total de € 213.500,00 (mais de 550 mil reais).



Major League Gaming



A Major League Gaming foi fundada em 2002 por Sundance DiGiovanni e Mike Sepso e é uma organização totalmente voltada para e-sports, situada em Nova York. A empresa sedia eventos que acontecem por todo Canadá e Estados Unidos. Algumas partidas já foram transmitidas por televisão, pela ESPN.com e outros sites de streaming. Eventualmente a MLG investe em produções para televisão e em desenvolvimento de games, sendo dona da Agora Games.



Centenas de pessoas assistindo ao circuito profissional (Foto: Reprodução/Goodnight Raleigh)
Centenas de pessoas assistindo ao circuito profissional (Foto: Reprodução/Goodnight Raleigh)


A maior parte dos jogos do circuito profissional são de PC e PS3, como Starcraft 2, League of Legends, Mortal Kombat 9, Soul Calibur 5, King of Fighters XIII e Call of Duty Black Ops 2. Os prêmios máximos do evento costumam ser em torno dos US$ 150.000,00 . O sucesso dos eventos é tão grande que certas edições da MLG já tiveram mais espectadores ao vivo do que as algumas das maiores partidas da NBA.



World eSports Games



O evento foi criado em 2005 pelo sul-coreano Paul Chong. Apesar de no início acontecer em intervalos de tempo irregulares, desde 2008 o torneio acontece anualmente. As principais modalidades do evento são Counter-Strike, Starcraft, League of Legends e Warcraft 3. Todos os participantes costumam ser sul-coreanos, e as partidas são transmitidas na televisão.



Logomarca do evento (Foto: Divulgação)
Logomarca do evento (Foto: Divulgação)


Apesar da divulgação na mídia, este é um evento menor e costuma ter um número reduzido de participantes. Os prêmios da World eSports Games já chegaram a US$ 138.000,00 em uma única edição.



The World Series of Video Games



O evento foi criado em 2006 pela empresa americana Games Media Properties, e segue o modelo internacional usado em 2005 pela Cyberathlete Professional League, com torneios de 6 jogos em 6 lugares diferentes do mundo. A competição é considerada uma sucessora espiritual da versão mundial da CPL, pois foi criada com a ajuda da mesma principal patrocinadora do evento, a Intel.



O evento é sempre patrocinado pela Intel (Foto: Reprodução/Jean-Luc David)
O evento é sempre patrocinado pela Intel (Foto: Reprodução/Jean-Luc David)


As competições costumam acontecer nos Estados Unidos, China, Inglaterra e Canadá, e rodam em torno dos jogos Counter-Strike, Warcraft 3 e Quake 4. O evento tem algumas modalidades de Xbox, mas estas são abertas somente para americanos. A quantidade de prêmios entregues em uma única edição já chegou à US$ 750.000,00



Evolution Championship Series



A EVO é o evento mais aguardado pelos amantes de jogos de luta. A competição foi fundada em 1996 por Tom Cannon e na época se chamava Battle By The Bay, com 40 participantes, que competiam nos jogos Street Fighter Alpha 2 e Super Street Fighter 2 Turbo. O torneio só passou a ser conhecido como EVO em 2002. Com os anos que se passaram o evento cresceu, e muito, e teve uma incrível marca de quase dois mil participantes em 2010.



Competidores e espectadores assistindo as competições (Foto: Reprodução/Kotaku)
Competidores e espectadores assistindo as competições (Foto: Reprodução/Kotaku)


Originalmente, somente máquinas arcade eram usadas, mas em 2004 foi tomada a decisão de usar somente as versão de consoles, mais práticas para os participantes treinarem em suas casas. Hoje a competição utiliza exclusivamente em jogos nas versões de Playstation 3.



A próxima edição da EVO, que acontece em julho, terá Ultimate Marvel vs Capcom 3, Super Street Fighter 4 A.E, Soul Calibur 5, Tekken Tag Tournament 2, Persona 4 Arena, Street Fighter Vs. Tekken, King of Fighters XIII  e Super Smash Bros. Melee. As participações mais aguardadas costumam ser de Daigo e Justin Wong, famosos por realizarem verdadeiras proezas nos torneios. Os prêmio principais de cada jogo costumam chegar à US$ 20.000,00.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/04/conheca-os-maiores-campeonatos-de-games-do-mundo.html

0 comentários:

Postar um comentário