segunda-feira, 24 de junho de 2013

Nova York quer parque subterrâneo em estação de metrô abandonada










Depois do sucesso do High Line, um parque construído sobre os trilhos abandonados de uma antiga ferrovia elevada de Nova York – um dos maiores exemplos mundiais de revitalização urbana! –, moradores da cidade querem reintegrar outros espaços esquecidos ao espaço público da cidade. Entre eles, uma proposta ousada: transformar uma antiga estação de metrô no primeiro parque subterrâneo do mundo.


Em homenagem ao parque suspenso, o projeto foi batizado de Low Line*. A ideia é que a estação abandonada de Williamsburg se torne um lugar de lazer, descanso e de atividades culturais para todos os cidadãos. E mais: quando ficar pronto, pode ser exemplo mundial de urbanismo sustentável.




É assim que a estação de Williamsburg está hoje. Um desperdício de espaço, não?


Isso porque o projeto prevê a implantação de placas de energia solar e um sistema no qual espelhos e cabos de fibra óptica levam luz natural para debaixo da terra, o que tornaria possível o cultivo de plantas. Daria até para fazer uma horta comunitária!


O grupo de nova-iorquinos que criou o projeto espera que os fundos venham de uma combinação de crowdfunding (o projeto conseguiu financiamento de U$ 155 mil pelo site Kickstarter) e incentivo público. Além disso, o aluguel de lojas – são pouquíssimas na verdade, já que a ideia não é transformar o espaço em shopping – dentro do parque ajudaria a bancar os gastos.


A justificativa do grupo para criar um parque subterrâneo é que Nova York não tem muito espaço disponível para novos parques, então os cidadãos devem olhar para lugares mais inusitados. Aproveite a deixa e use a criatividade para beneficiar a sua cidade: consegue pensar em algum espaço abandonado do seu bairro que poderia ser revitalizado?


Fotos: The Low Line/Divulgação


*Low Line




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/nova-york-quer-parque-subterraneo-em-estacao-de-metro-abandonada/

0 comentários:

Postar um comentário