segunda-feira, 24 de junho de 2013

Quem foi Guy Fawkes?

















Umas das marcas dos protestos no Brasil, é a presença de manifestantes usando a mascara conhecida como “V de Vingança“, referencia ao filme e quadrinho de mesmo nome.


Quem foi Guy Fawkes?


A mascara do personagem V, foi inspirada no rosto de Guy  Fawkes, ou Guido Fawkes, um soldado inglês participante da “Conspiração da Pólvora“, protesto que tentou assassinar o rei Jaime I da Inglaterra e todos os seus parlamentares.


Guy era católico e insatisfeito com a administração protestantes, desejou levantar uma nova ordem católica na Inglaterra. A Conspiração da Pólvora, preencheu 36 barris com o explosivo e colocou nos fundos do parlamento.


Temendo que outros católicos fossem penalizados pela ação, encaminharam um aviso para que eles se afastassem do prédio. O aviso chegou nos ouvidos do rei que conseguiu evitar o ataque e encontrou Guy Fawkes, guardando a pólvora.


Quem foi Guy Fawkes?


Após ser capturado Guy Fawkes, se identificou como “John Johnson” e se negou a dar informações sobre os revoltosos, quando indagado sobre o motivo de está com tanta pólvora, ele respondeu: ”Para explodir todos vocês desgraçados, bêbados de scotch de volta para as montanhas sujas de onde vieram.


Mesmo a coragem de Fawkes não resistiu a vários dias de tortura, e ele revelou o nome de outros oito conspiradores, todos foram levados a morte por decapitação, afogamento e esquartejamento. (Não necessariamente nessa ordem!)


No dia da execução da pena, Guy  Fawkes em seu último ato de bravura, se libertou dos guardas e pulou de uma escada, onde quebrou o pescoço, morrendo e escapando de mais torturas por parte de seus captores.


Quem foi Guy Fawkes?


Após o grupo Anonymous utilizar a máscara de Guy Fawkes, no estilo apresentado no filme V de Vingança, sua imagem tornou-se um alegoria para rebelião. Mesmo não tendo alcançado seu objetivo, Guy Fawkes é simbolo de alguém que lutou e morreu por aquilo que acreditava.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/mundodrive/kZTC/~3/BKV1ssbIfdI/quem-foi-guy-fawkes.html

0 comentários:

Postar um comentário