quarta-feira, 31 de julho de 2013

Fez: como jogar o sucesso indie para PCs e Xbox 360










Fez é um jogo de produção independente que foi lançado primeiro no Xbox 360 e que depois chegou também aos PCs. O game é um dos melhores já feitos na categoria “indie”, por trazer elementos de quebra-cabeça que se misturam a exploração com plataformas. Confira algumas dicas que podem te ajudar durante a aventura:



Aprenda truques para se dar bem em Fez (Foto: Divulgação)
Aprenda truques para se dar bem em Fez (Foto: Divulgação)


Raciocínio e exploração



Na verdade, a premissa de Fez é até bem simples e funciona de forma precisa, sem erros, mas exige um pouco de exploração e de raciocínio por parte do jogador. A primeira fase funciona como um modo tutorial em tempo real, onde você vai jogando e aprendendo os comandos básicos, como o botão para saltar e o direcional para cima para abrir portas e entrar em determinados caminhos.



O direcional para cima também serve para se agarrar em plataformas mais altas. Quando você saltar perto de um local mais elevado, faça isso sempre pressionando para cima, assim você vai conseguir se agarrar e alcançar locais aparentemente inacessíveis.



Fez parece ser um jogo 2D, mas permite rotacionar cenário em 3D (Foto: Divulgação)
Fez parece ser um jogo 2D, mas permite rotacionar cenário em 3D (Foto: Divulgação)


Missão de recuperação



Fez se passa em um mundo 2D, onde seus habitantes não acreditam em objetos 3D, nem que tais coisas existem. Porém, certo dia, algo ocorre e elementos 3D, pequenos cubos, começam a surgir por todo o mundo. Na mesma hora, Gomez, nosso protagonista, ganha o poder de rotacionar os cenários para explorar tais cubos, que se espalharam após uma grande explosão e erro na realidade.



Assim, a principal missão em Fez é encontrar cubos dourados, que são elementos importantíssimos na trama. Nunca deixe um sequer passar em branco, caso contrário, você não conseguirá avançar pelos cenários. Tais cubos podem ser coletados pelas fases e, após uma certa quantidade, formam um cubo maior, necessário também para abrir as portas secretas que te fazem avançar na história.



Fique sempre de olho nos cubos dourados (Foto: Divulgação)
Fique sempre de olho nos cubos dourados (Foto: Divulgação)


Segredos escondidos



Os principais segredos de Fez precisam ser encontrados ao mudar a perspectiva das fases. Com os botões LT, RT, LB e RB - usando um controle de Xbox 360 - o jogador modifica a visão para esquerda ou direita, enxergando locais escondidos, principalmente atrás dos cubos perdidos.



Para te ajudar nesta empreitada, Gomez conta com a ajuda de Dot, um cubo voador e de várias cores que explica alguns elementos pontuais do jogo. A versão de PC conta com o idioma Português de Portugal, o que facilita o entendimento para brasileiros. Por isso, uma dica importante é sempre ficar de olho no que Dot falam, sem pular seus diálogos.



Fez (Foto: Divulgação)
Fez (Foto: Divulgação)


Outros itens



Fez ainda esconde outros segredos que devem ser decifrados pelos jogadores, como mapas que são encontrados em algumas salas. Tais mapas, aparentemente, não têm um significado muito claro, mas eles vão te revelar segredos quando coletados em grandes quantidades.



Outro ponto importante está nas chaves douradas. Tais itens têm o poder de abrir qualquer porta padrão – exceto aquelas abertas com os cubos -, mas se gastam assim que são usadas. É possível coletar várias chaves, por isso use-as com sabedoria e em momentos propícios, assim você não fica sem saída. Na verdade, jogar Fez precisa ser um exercício de  paciência, sempre pensando e economizando nos recursos. Não se perca nos cenários e sempre fique de olho em tudo.



 Que jogos você gostaria de ver na Xbox Live “Games With Gold”?




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/07/fez-como-jogar-o-sucesso-indie-para-pcs-e-xbox-360.html

0 comentários:

Postar um comentário