segunda-feira, 15 de julho de 2013

Doodle do Google homenageia Rembrandt van Rijn










O pintor holandês Rembrandt van Rijn, que completaria seu 407º aniversário nesta segunda-feira (15), recebe homenagem no Doodle do Google. Nascido em 1606, é um famoso artista barroco e autor de obras conhecidas, como "Ronda Noturna, "O retorno do filho pródigo" e "Jacó abençoa os filhos de José". Rembrandt é lembrado pela forma que utilizava luz e sombras em seus quadros, sendo conhecido como o mestre das luzes e sombras
Rebrandt van Rijn é homenageado com um doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)

Rembrandt Harmenszoon van Rijn nasceu em Leida, na Holanda, e é considerado um dos maiores pintores da arte europeia e mundial. Fez parte do chamado "Século de Ouro dos Países Baixos", quando influência política, a ciência, o comércio e a cultura holandesa estavam em destaque no continente europeu.

A pintura de Rembrandt divide-se em duas fases distintas e tem três temas recorrentes: a temática sacra, os retratos grupais e os auto-retratos. Na primeira fase, as obras do pintor apresentavam fortes contrastes e expressões intensas, que colaboravam com a dramaticidade das cenas retratadas. Seus quadros tinham temáticas bíblicas ou mitológicas.

Já a segunda fase de Rembrandt têm início por volta de 1640, quando suas pinturas tornam-se mais suaves, com personagens mais introspectivos e pensativos. Nessa etapa, o pintor abandona os movimentos repentinos e fortes, fazendo uso mais intenso de monocromia de tons de dourados. A luz de seus quadros passam a fazer parte do plano espiritual da pintura, como a luz da alma humana.

Sua arte barroca teve influências do italiano Caravaggio e estima-se que ele tenha produzido em torno de 300 pinturas e outras 300 gravuras durante a sua carreira. Rembrant pintou muitos retratos e paisagens, além de pinturas narrativas. No início de sua carreira, popularizou-se por pinturas religiosas, mas no decorrer da carreira se tornou mais polivalente.

Rembrant faleceu aos 63 anos, em outubro de 1669, porém sua obra permanece viva. Em Amsterdã, na casa onde o ele viveu, foi construído o Museu Rembrandt, em 1906, onde há diversos quadros e objetos utilizados pelo artista, como o seu atelier.Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/07/rembrandt-van-rijn-e-homenageado-em-doodle-do-google.html

0 comentários:

Postar um comentário