sábado, 17 de agosto de 2013

Cientistas desenvolvem bateria de longa duração feita de madeira










Em busca de inspiração para criar uma bateria amiga do meio ambiente, os pesquisadores, Liangbing Hu e Teng Li, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, inventaram um dispositivo feito de madeira. A invenção usa pinheiros amarelos, e é mil vezes mais fina do que uma folha de papel.



Para armazenar a energia, os cientistas substituíram o lítio por sódio. O material não guarda força com a mesma eficácia, mas é bem mais barato e mais fácil de encontrar.



Bateira feita de madeira faz até 400 recargas (Foto: Reprodução/ Ultradownloads)
Bateira feita de madeira faz até 400 recargas (Foto: Reprodução/ Ultradownloads)


A bateria não está sendo projetada para alimentar dispositivos móveis, como telefones ou computadores, e sim para instalações de grande escala, tais como usinas de energia.



A explicação é parece simples. Os dispositivos atuais são construídos com bases duras, que não permitem dilatação. O doutor Hongli Zhu – um dos envolvidos na pesquisa – perceberam que as fibras de madeira se dilatavam com maior facilidade, estendendo a vida útil da bateria por até 400 ciclos de recarga. “As fibras de madeira que formam uma árvore são rica em minerais, e por isso, ideais para armazenar eletrólitos líquidos, tornando-os não só a base, mas uma parte ativa da bateria”, disse Hu.



A solução não é só condizente com os padrões de sustentabilidade, como também são bem mais econômicas. A madeira é um material renovável. Além do mais, por dispensarem o uso de lítio – um matéria tóxico – será possível reduzir a poluição do meio ambiente, e garantir maior eficiência aos aparelhos dos usuários.



Cientistas usam pedaços de madeira para fazer bateria resistente (Foto: Reprodução/ papeisdeparedehd)
Cientistas usam pedaços de madeira para fazer bateria resistente (Foto: Reprodução/ papeisdeparedehd)


Via Inhabitat



Quer saber Como fazer para não viciar a bateria do notebook? Descubra no Fórum do TechTudo.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/08/cientistas-desenvolvem-bateria-de-longa-duracao-feita-de-madeira.html

0 comentários:

Postar um comentário