sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Ligações em HD: entenda como e onde funciona o novo serviço de voz










Já ouviu falar em "ligação em HD"? Esta nova tecnologia de transmissão melhora a qualidade das chamadas de voz, deixando o áudio mais limpo e claro, reduzindo também os ruídos de fundo que atrapalham as ligações. Disponível no Brasil apenas por meio de aplicações como Skype ou Viber, o recurso funciona como "padrão" na rede de 83 operadoras, em 61 países.



Ligações em HD: Entenda como e onde funciona o novo serviço de voz (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Ligações em HD: Entenda como e onde funciona o novo serviço de voz (Foto: Allan Melo/TechTudo)


O serviço de ligações em HD é uma grande evolução na qualidade das ligações telefônicas. Nos países onde funciona, as operadoras oferecem as chamadas de voz em alta qualidade usando redes 2G, 3G, 3G+ e 4G.



Entenda a tecnologia de ligações em HD



A transmissão de voz em alta definição é uma tecnologia que utiliza um algoritmo avançado de compressão de voz, duplicando o sinal e reproduzindo um som de alta qualidade. Chamada de Adaptive Multi Rate Wideband, ela ainda não é encontrada em todos os celulares do mercado.





A melhoria oferecida pelo serviço é significativa, se comparada com o atual padrão utilizado pelas operadoras. Ela somente pode ser implementada com a evolução da banda larga móvel e com as melhorias acústicas dos novos telefones. Veja o exemplo que a Nokia faz, mostrando a diferença entre a qualidade da rede tradicional e a qualidade HD.



Para que uma ligação funcione em HD é necessário que os dois telefones da conversa possuam suporte a tecnologia, e, principalmente, que a operadora tenha sua rede adaptada ao novo sinal.



Quando as ligações em HD chegam ao Brasil?




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/08/ligacoes-em-hd-entenda-como-e-onde-funciona-o-novo-servico-de-voz.html

0 comentários:

Postar um comentário