sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Como jogar XCOM: Enemy Unknown, o game sci-fi de estratégia










XCOM: Enemy Unknown é o remake desenvolvido pela Firaxis de um famoso game de ficção científica com combates por turno de mesmo nome. Porém, o enredo sofreu algumas alterações e vários elementos de jogos de RPG e de simulador foram acrescentados a esta nova versão. Confira como jogar e conheça cada mudança de XCOM: Enemy Unknown.



XCOM: Enemy Unknown é o reboot de um famoso game de ficção científica (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro) (Foto: XCOM: Enemy Unknown é o reboot de um famoso game de ficção científica (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro))
XCOM: Enemy Unknown é o reboot de um famoso game de ficção científica (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)


A história do jogo se passa em um futuro próximo, quando uma terrível invasão alienígena ameaça o planeta Terra. Na trama, a única força com recursos para combater esta ameaça é uma misteriosa entidade multinacional paramilitar chamada XCOM.



Os jogadores irão assumir o papel de comandante desta instituição, devendo administrar a ação de suas tropas durante as missões, expandir as instalações e alojamentos da base e pesquisar o inimigo e sua tecnologia, desenvolvendo equipamentos e armas que possam frazer frente aos alienígenas.



Com várias característica de simulador e RPG, este jogo ira surpreender os fãs de games de estratégia (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro) (Foto: Com várias característica de simulador e RPG, este jogo ira surpreender os fãs de games de estratégia (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro))
Com várias característica de simulador e RPG, este jogo ira surpreender os fãs de games de estratégia (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)


Cada soldado da XCOM possui inúmeras opções de personalização e poderá evoluir de acordo com as suas performances durantes as missões, podendo adotar uma das quatro classes de combate existentes e desenvolver várias habilidades de maneiras diferentes.



Desta forma, este game tem a mecânica divida em duas interfaces: uma onde é possível comandar as tropas em combates por todo o mundo, e outra em que se administra a base, pesquisando tecnologias alienígenas, desenvolvendo equipamentos e armas, e expandindo as próprias instalações.



Interface das batalhas



Em XCOM: Enemy Unknown você deverá combater e eliminar as forças inimigas, seja investigando pousos de naves alienígenas, enfrentando ataques a áreas urbanas ou abatendo naves e exterminando seus sobreviventes.



Com batalhas por turno bastante instigantes, XCOM: Enemy Unknown conta ainda com várias animações excelentes (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro) (Foto: Com batalhas por turno bastante instigantes, XCOM: Enemy Unknown conta ainda com várias animações excelentes (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro))
Com batalhas por turno bastante instigantes, XCOM: Enemy Unknown conta ainda com várias animações excelentes (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)


Na parte inferior da interface encontram-se informações sobre o soldado selecionado e as ações que ele poderá realizar. O personagem será circulado em azul no cenário e seus pontos de vida e de ação ficarão visíveis. Após todos os seus soldados realizarem seus movimentos o turno chegará ao fim e será a vez das forças inimigas se movimentarem pelo cenário, sendo possível acompanhar todas as atividades que forem realizadas dentro de seu campo de visão.



Com os disparos e movimentações exibidos em pequenas animações, as missões do game são cheias de adrenalina (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro) (Foto: Com os disparos e movimentações exibidos em pequenas animações, as missões do game são cheias de adrenalina (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro))
Com os disparos e movimentações exibidos em pequenas animações, as missões do game são cheias de adrenalina (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)


Sempre que houver um combate ou uma movimentação muito longa, pequenas animações acontecerão mostrando a repercussão da ação no campo de batalha. Além disso, quando suas unidades realizarem um ataque será possível selecionar seus alvos observando-os da perspectiva dos soldados envolvidos no combate.



Interface das batalhas (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro) (Foto: Interface das batalhas (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro))
Interface das batalhas (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)


Legenda:



































































A

Destino do movimento

B

Unidade selecionada

C

Caixa de diálogo das missões

D

Pontos de saúde da unidade

E

Pontos de ação no turno da unidade

F

Desmarcar a unidade

G

Ver informações completas sobre a unidade selecionada

H

Soltado anterior da tropa

I

Próximo soldado da tropa

J

Nome, patente e classe do soldado selecionado

K

As habilidades do soldado selecionado

L

Girar a câmera no sentido horário

M

Girar a câmera no sentido anti-horário

N

Atividades que a unidade poderá realizar

O

Seleção entre o armamento primário e secundário



Interface da Base



Muito além de toda estratégia e ação dos combates contra os alienígenas, a administração de sua base em XCOM: Enemy Unknown permite que você desenvolva pesquisas, construa os melhores equipamentos para seus soldados e evite que os países entrem em pânico e cortem verbas de financiamento da instituição. Exibindo as várias instalações da XCOM de maneira interativa, todas as atividades nesta interface só serão realizadas com o gasto dos vários recursos mostrados na parte superior da tela.



A interface da base em XCOM: Enemy Unknown exibe todas as instalações de maneira interativa (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro) (Foto: A interface da base em XCOM: Enemy Unknown exibe todas as instalações de maneira interativa (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro))
A interface da base em XCOM: Enemy Unknown exibe todas as instalações de maneira interativa (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)


A equipe de cientistas e engenheiros na base é importante para conduzir as experiências, construir novos alojamentos e montar vários equipamentos com a tecnologias alienígena. Além disso, a produção de energia é um fator indispensável para a evolução de seu quartel general, assim como os materiais coletados dos inimigos.



Com a data e os eventos agendados mostrados na parte inferior da interface, a matéria-prima mais importante para expandir sua base e desenvolver várias de suas instalações, pesquisas e táticas são os créditos em dinheiro. Este recurso é adquirido em algumas missões, vendendo corpos, peças e equipamentos alienígenas e com as quantias enviadas mensalmente pelos países membros da XCOM.



Interface da Base (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)
Interface da Base (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)


Legenda:











































A

Acesso a equipe de pesquisa, para investigar os alienígenas

B

Acesso a equipe de engenharia, para construir equipamentos

C

Acesso aos quartéis, para contratar, treinar, equipar e visualizar suas tropas

D

Acesso ao hangar, para visualizar suas aeronaves

E

Acesso à Sala da Situação, onde se estuda as condições de países membros, o controle orçamentário e o mercado “cinza” de peças e corpos alienígenas

F

Mostrador que exibe seus créditos

G

Acesso ao painel de Controle das Missões, onde se verifica as atividades alienígenas

H

Mostrador com a data e hora

I

Lista de pesquisas, construções e prazos agendados



A evolução de seus soldados



Todos os soldados iniciais ou recém-recrutados não possuem classe nem habilidades especiais, contando somente com as suas táticas e os equipamentos e armas que estiverem levando para o campo de batalha. De acordo com o desempenho que eles tiverem em suas missões, sua classe de combate será determinada e pontos de experiência serão recebidos, aumentando sua patente e seus atributos e desbloqueando várias habilidades especiais.



Dependendo do terreno e do tipo de tarefa de suas missões uma classe de soldado poderá ser mais necessária do que outra, assim como as unidades mais fortes e experientes poderão ajudar aquelas que forem novatos a se desenvolver melhor e mais rápido. Ao longo das partidas em XCOM: Enemy Unknown, você poderá alterar a aparência e o nome de suas tropas, podendo ainda receber soldados de alta patente como recompensa por algumas missões e também encontrar algumas unidades com poderes psicocinéticos latentes.



Tela de customização dos soldados (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)
Tela de customização dos soldados (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)


Legenda:











































A

Quadro com informações básicas do soldado (nome, patente, performance, classe e status)

B

Quadro de atributos do soldado

C

Quadro com s habilidades que o soldado selecionado possui

D

Acesso ao quadro para escolher novas habilidades

E

Acesso ao inventário do soldado

F

Acesso ao quadro de personalização do soldado

G

Opção para dispensar o soldado

H

Exibir o soldado anterior

I

Exibir próximo soldado



As classes dos soldados



Classes de soldados (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)
Classes de soldados (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)


Conheça cada classe do jogo:























Soldado Pesado

Com destaque em sua maior resistência e força, estas unidades carregam metralhadoras de calibre pesado e bazuca, e são expert com granadas e outros explosivos.

Atirador de Elite

Com excelente pontaria e muita perícia com armas de grande alcance, estes soldados carregam rifles de alta precisão e possuem uma série de habilidades para atuar nas batalhas de longe.

Soldado de Assalto

Carregando armamentos com menor alcance, mas devastadores, estas unidades são ágeis e têm os reflexos bastante apurados e possuem vários ataques que farão a diferença na linha de frente.

Soldado de Suporte

Com destaque em suas habilidades de apoio, estas unidades podem lançar bombas de gás para bloquear a visão do inimigo, cruzar grandes distâncias pelo campo e batalha, carregar mais itens e podem desenvolver habilidades de cura para salvar soldados feridos.



Fórum TechTudo: Qual o melhor jogo de estratégia?




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/08/como-jogar-xcom-enemy-unknown-o-game-sci-fi-de-estrategia.html

0 comentários:

Postar um comentário