sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Homens se sentem mal quando as namoradas levam a melhor











triste1


Que coisa feia, gente.


Pesquisadores da Universidade de Virginia, nos Estados Unidos, convidaram 32 casais heterossexuais para testar até que ponto o sucesso do parceiro abala a autoestima do outro. Cada um deles passou por uma prova que media a inteligência e social e capacidade de resolver problemas. Eles tinham de descobrir qual era a melhor saída para cinco situações hipotéticas, como problemas em casa ou no trabalho. Ao final, um dos pesquisadores contava a cada pessoa, separadamente, que o parceiro tinha se saído extremamente bem ou muito mal. Só que não revelaram a nenhum dos participantes como havia sido seu próprio desempenho.


Aí, em seguida, todos responderam a algumas perguntas para ver como andava a autoestima. Além desse teste explícito, os pesquisadores também aplicaram um teste implícito de autoestima – funciona mais ou menos assim: aparecem na tela do computador palavras associadas a você ou sobre outra pessoa e você precisa classificar, em segundos, como boa ou ruim. A partir disso, os pesquisadores conseguiam ver como, de fato, cada um estava e se sentindo.


E, olha só, os homens escondiam, mas os testes implícitos mostravam que o sucesso da namorada afetava a autoestima deles. Sim, eles se sentiam péssimos quando descobriam que elas haviam se saído bem nas provas – mesmo sem saber se eles também tiveram bons resultados! É que, para eles, o sucesso delas parece ser uma ameaça, como se elas fossem abandoná-los.


Pois é, nem o amor cura o machismo.


(Pesquisa completa aqui, oh http://www.apa.org/pubs/journals/releases/psp-a0033769.pdf)


Crédito da foto: flickr.com/spartacusjunkie




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/homens-se-sentem-mal-quando-as-namoradas-levam-a-melhor/

0 comentários:

Postar um comentário