quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Como atualizar os drivers dos computadores e notebooks










A ausência de drivers atualizados ou adequados pode ocasionar o funcionamento irregular do computador. É comum que isso ocorra quando a máquina é formatada  - os vídeo passam a rodar de um modo estranho ou a impressora não é mais encontrada pelo PC. O TechTudo explica o que são drivers e ensina como mantê-los sempre atualizados.



Sabia que driver e drive são coisas bem diferentes? Entenda



Drivers (Foto: Reprodução/Chicalogic)
Drivers desatualizados podem resultar no não funcionamento de periféricos, como a impressora e o mouse (Foto: Reprodução/Chicalogic)


Antes de tudo, o que são drivers?



Muitas vezes, são feitas comparações entre o cérebro humano e computadores, e essas analogias não estão muito longe da verdade em alguns casos. No que diz respeito aos drivers, assim como o ser humano precisa aprender a usar aparelhos e outros aparatos tecnológicos, o computador também necessita "compreender" exatamente como fazer o hardware funcionar.



Um driver é um programa instalado na máquina que cumpre exatamente o papel de ensiná-la a lidar com as peças, sejam elas placas já existentes ou periféricos específicos, como uma impressora ou um aparelho Bluetooth. O problema acontece quando o computador não faz atualização automática desses softwares, quando é necessário formatar a máquina ou se, por algum motivo, o driver de periféricos não é instalado automaticamente.



No primeiro caso, o contratempo é menor – os itens continuam funcionando, mas não tão eficientemente quanto poderiam. Já na segunda e na terceira situação, é um pouco mais complicado: sem o programa responsável para "ensinar" ao computador a lidar com aquela nova placa de vídeo incrementada, como fazer com que ela funcione?



Como atualizar e instalar



Atualizar os drivers é mais fácil do que muitos pensar (Foto: Yoshihide Nomura/ Creative Commons )
Atualizar os drivers é mais fácil do que muitos pensar (Foto: Yoshihide Nomura/ Creative Commons )


Existem algumas formas de atualizar os drivers do computador, e elas dependem apenas de dois fatores: as preferências pessoais do usuário e o tipo de driver do qual estamos falando. Existem programas, como o SlimDrivers ou o Driver Booster, especializados em fazer uma varredura na máquina e não só detectar drivers que precisam ser atualizados, como também  fazer o download e a instalação deles para o proprietário.



Outra forma bastante prática – utilizada principalmente com notebooks ou computadores com muitas placas onboard – é procurar a atualização do programa no site fabricante da placa mãe. Para isso, é necessário ter nome, modelo e especificações da peça em mãos. Muitas vezes, estão disponíveis nessas páginas pacotes completos com todos os softwares essenciais para o funcionamento correto do PC. É necessário cuidado, entretanto, e evitar o download  de pacotes de sites desconhecidos – muitas vezes eles estão recheados de malwares.



IdeaCentre Horizon pode ser usada como um computador pessoal com a inclusão de teclado e mouse sem fio (Foto: Divulgação) (Foto: IdeaCentre Horizon pode ser usada como um computador pessoal com a inclusão de teclado e mouse sem fio (Foto: Divulgação))
Baixar a atualização do driver direto do site do fabricante é uma das opções existentes(Foto: Divulgação))


Quando a atenção é voltada para os drivers realmente problemáticos – de dispositivos periféricos, como impressoras, bluetooth, celulares etc - a situação é um pouco diferente. A maior parte dos erros relacionados a esses aparelhos vêm na forma da mensagem: “O Windows não reconheceu o dispositivo”, que, simplificando, significa dizer dizer que o Windows Update não foi capaz de, sozinho, encontrar e baixar o driver apropriado para fazer aquela peça de hardware rodar.



Nesses casos, o ideal é instalar o software diretamente pelo CD de instalação que vem junto da maioria desses acessórios. Se o aparelho já tiver algum tempo de vida, o driver pode estar desatualizado – mas só de ter uma versão antiga dele instalada no computador já aumenta  as chances do Windows encontrar os updates necessários.  Caso o aparelho não venha acompanhado de CD de instalação, o ideal é buscar o programa no site da empresa.



Agora, se a impressora não for reconhecida ou o celular não for encontrado pelo computador, não é mais necessário se desesperar. Basta seguir as dicas acima e, provavelmente, o problema será resolvido.



Quer saber se é possível formatar o computador sem perder o sistema operacional original? Veja no Fórum do TechTudo!




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/09/como-atualizar-os-drivers-dos-computadores-e-notebooks.html

0 comentários:

Postar um comentário