quinta-feira, 26 de setembro de 2013

uTorrent e BitTorrent são removidos de 'lista negra' do Google










Os termos “uTorrent” e “BitTorrent” voltaram a ser exibidos como sugestões de busca no Google após uma série de mudanças que a empresa realizou em seus algoritmos. Agora, o nome dos programas é sugerido ao usuário por meio do recurso "autocompletar", o que não acontecia anteriormente em razão de um filtro antipirataria utilizado pelo gigante de buscas.



Atualização do Google Chrome destaca campo de buscas no centro de aba



Nome dos clientes de torrent já aparecem na versão brasileira do buscador (Foto: Reprodução/Google)
Nome dos clientes de torrent já aparecem na versão brasileira do buscador (Foto: Reprodução/Google)


Estes dois termos teriam sido bloqueados pelo Google por constarem originalmente em uma lista negra com dezenas de termos relacionados à pirataria. Alguns relatórios da empresa vieram à tona e indicaram que, recentemente, o Google passou a autorizar determinadas palavras-chave, incluindo "BitTorrent" e "uTorrent". A medida já teria resultado em um aumento significativo no tráfego de busca para sites marcados com os tais termos.



Vale ressaltar que o Google nunca bloqueou os resultados de pesquisas contendo as duas palavras, que sempre apareciam nas principais páginas de resultados. Na verdade, o buscador evitava incentivar ou fornecer atalhos para que os usuários chegassem a esses resultados por meio do autocompletar. Os critérios utilizados para escolher os termos proibidos no buscador nunca foram revelados.



BitTorrent e uTorrent são programas classificados como client de torrents, uma tecnologia que permite o compartilhamento de qualquer tipo de arquivo pela Internet, sendo muito usado para a distribuição de vídeos, músicas e programas protegidos por direitos autorais. Seu uso não é considerado ilegal desde que o conteúdo compartilhado não infrinja as leis de propriedade, porém é comum ver na plataforma o compartilhamento de arquivos de terceiros.



Dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum TechTudo!




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/09/utorrent-e-bittorrent-sao-removidos-de-lista-negra-do-google.html

0 comentários:

Postar um comentário