quinta-feira, 7 de maio de 2015

Veja como testar se sua fonte está funcionando usando um clipe de papel










Suspeitas de que sua fonte de alimentação está queimada? Às vezes, precisamos usar o computador mas, ao ligá-lo, nada acontece. É como se ele estivesse morto, não esboçando nenhuma reação. Nesses casos, onde nem as ventoinhas (ou ventiladores) rodam, o problema mais provável seja na fonte. Mas como ter certeza sem ter uma segunda fonte de alimentação para testar? Simples! Usando um clipe de papel! Neste tutorial o TechTudo vai te ensinar a como testar a sua fonte de alimentação usando esta inusitada ferramenta e assim diagnosticar se ela está queimada ou não.

Quais as vantagens das novas placas com suporte à fibra ótica?

Removendo a tampa lateral do gabinete  (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Removendo a tampa lateral do gabinete (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 1. O primeiro passo é removermos a tampa lateral do gabinete. Ela fica oposta aos conectores traseiros da placa-mãe, conforme figura abaixo. Para remover esta tampa, basta tirar os dois parafusos que a prendem com uma chave apropriada, como a Philips;

Passo 2. Após isso, desconecte todos os cabos da fonte ligados na placa-mãe e demais periféricos, como HDs, drives ópticos e ventoinhas;

Desconectando todos os cabos da fonte do computador  (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Desconectando todos os cabos da fonte do computador (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 3. Agora é a hora de retirarmos a fonte de alimentação do gabinete. Para isso, precisamos remover os quatro parafusos que a seguram, localizados na traseira da fonte de alimentação. Depois disso, basta retirá-la de dentro do gabinete;

Dicas para montar um PC Gamer compativel em 2015! Comente no Fórum do TechTudo.

Retirando a fonte de alimentação do gabinete  (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Retirando a fonte de alimentação do gabinete (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 4. É a hora do clipe de papel entrar em cena. Vá “desdobrando-o” até que as duas pontas fiquem paralelas e mais ou menos do mesmo tamanho. O clipe deve ganhar o formato de “U”, como na imagem abaixo:

Antes e depois do clipe de papel (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Antes e depois do clipe de papel (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 5. Pegue o conector ATX de 20/24 pinos, usado para ligar a fonte na placa-mãe. Ele é fácil de reconhecer: é o maior e mais grosso de todos. Localize o fio verde e o fio preto, que fica bem ao lado dele. Agora pegue o clipe de papel e insira uma ponta na entrada do fio verde e a outra ponta na entrada do fio preto, como na imagem a seguir:

Desconectando todos os cabos da fonte do computador  (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Clipe de papel ligado diretamente nos fios verde e preto (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 6. Agora pegue o cabo de alimentação que você usa no PC, plugue-o na fonte e depois ligue-o direto na tomada. Se a ventoinha (ou ventilador) da fonte começar a girar, a fonte está funcionando. Se não, então já pode dar este componente como perdido. Terá que ser feita a troca.

Se a ventoinha da fonte girar, sinal de que ela está funcionando (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Se a ventoinha da fonte girar, sinal de que ela está funcionando (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Atenção: Se você usar um estabilizador ou filtro de linha, é provável que a sua fonte funcione em 110/115 volts. Como vai ligar direto na tomada, é importante ficar atento para alterar a chave seletora de tensão para a voltagem de 220/230, caso você more nas regiões do país que usam esta tensão na rede elétrica. Se você ligar uma fonte configurada para a tensão de 110 volts numa tomada de 220 volts, a fonte fatalmente queimará se estiver em boas condições.

Prontinho! Se a fonte estiver funcionando após esse teste, você deve encontrar o problema que está impedindo a sua máquina de ligar. Mas se ela não apresentar nenhuma ação, você já achou o problema.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/05/veja-como-testar-se-sua-fonte-esta-funcionando-usando-um-clipe-de-papel.html

0 comentários:

Postar um comentário