sábado, 13 de abril de 2013

Vale a pena instalar o Facebook Home? Testamos o novo tema do Android










O Facebook fez um grande alarde no lançamento do Home - interface para Android que modifica toda a cara e forma de usar o sistema operacional -, afirmando que a modificação é ideal para os usuários apaixonados por redes sociais. A novidade dividiu o público entre aqueles que consideram a ideia muito boa e aqueles que acham uma besteira. O TechTudo testou a aplicação, e pôde concluir se vale a pena instalar o Facebook Home.



Saiba como instalar o Facebook Home 'na marra' antes do launcher sair no Brasil



Facebook Home (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)
Facebook Home (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Aparência



O Home tem uma interface bem bonita, já que sua função é justamente destacar as fotos que são publicadas pelos seus contatos. No entanto, há um grande problema: quando não está mostrando paisagens e animais em imagens bem bonitas publicadas no Instagram, por exemplo, o smartphone fica bombardeando sua tela com fotos pessoais de gente aleatória das suas redes sociais.



A questão é que nem todos os contatos das redes sociais são amigos próximos. Ou seja: você ficará o tempo inteiro conferindo "fotos de espelho" pouco interessantes, imagens de festas com pessoas que você nunca viu, entre outras informações que são irrelevantes para a sua vida. Assim, ao mesmo tempo que pode enfeitar sua tela inicial com imagens lindas feitas pelos seus amigos, o Home pode encher sua paciência com conteúdos sem graça ou pouco interessantes.



Facebook Home (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)
Notificação na tela inicial do Facebook Home (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Desempenho



É impossível negar: o tema do Facebook realmente funciona muito bem. Ao acender a tela do celular, é possível visualizar as fotos e as notificações dos seus contatos com extrema agilidade. Abrir o menu de apps também é uma tarefa que o Home desempenha sem nem piscar. Claro que, como foi testado em um Galaxy S3, já era esperado que o desempenho não fosse ruim. Resta esperar que aparelhos mais modestos recebam a novidade para ver se o funcionamento permanece igualmente redondo.



Utilidade e público alvo



A ideia da aplicação é simples: transformar o seu Android em um grande receptor de novidades do Facebook e do Instagram que também consegue abrir apps e fazer ligações. E, neste sentido, ele cumpre o que propõe. O novo visual "esconde" os aplicativos, câmera, discador e demais "distrações" que te tirem do foco principal, que é usar suas redes sociais.



Facebook Home (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)
Atalhos do Facebook Home (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


A tela inicial da aplicação só te dá direito a três atalhos fáceis, que são acessados quando se toca a sua foto na parte inferior da tela: menu de aplicativos, Facebook Messenger e a opção de voltar à interface padrão do Android. Por outro lado, possibilita que você curta e comente nas imagens e mensagens que aparecem na sua tela inicial com muita praticidade.



Assim, o  Home é destinado àqueles que consideram como principal utilidade de se ter um smartphone o acesso prático ao Facebook e ao Instagram. O público que vai se interessar pelo "novo Android", logo, é bem limitado. Os usuários comuns com certeza vão acabar enjoando ou se complicando, querendo voltar à velha cara do sistema.



Facebook Home (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)
Lista de aplicativos fica "escondida" no Facebook Home (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


 



Vale a pena?



Para quem gosta de ideia de usar o celular para ver fotos e notificações o tempo inteiro, o Facebook Home com certeza é uma ótima opção. Isso porque ele tem uma interface bem prática e bonita, e seu funcionamento é ótimo, sem travamentos ou engasgos. 



Porém, se você acha o conceito do launcher uma bobagem antes mesmo de utilizar, nem precisa experimentar, pois o Home é só isso que aparenta mesmo, sem maiores utilidades para o usuário comum. Aliás, a aplicação parece ter sido mal recebida pelos usuários no primeiro dia em que foi liberado, já que 47% dos que baixaram o Home no Google Play avaliaram a novidade com a nota mínima: 1 estrela.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/04/vale-pena-instalar-o-facebook-home-testamos-o-novo-tema-do-android.html

0 comentários:

Postar um comentário