sexta-feira, 12 de abril de 2013

Foguete a fusão da Nasa pode levar astronautas para Marte em 30 dias










Com financiamento da Nasa, cientistas da Universidade de Washington desenvolvem aquele que pode ser o primeiro foguete a fusão nuclear da história. Com enorme eficiência energética, a máquina teria capacidade de levar o homem a Marte em apenas 30 dias. Como comparação, estima-se que com a tecnologia atual, uma missão de ida e volta a planeta consumiria quatro anos.



Reator de fusão poderia atingir velocidades de até 321 mil km/h (Foto: Reprodução)
Reator de fusão poderia atingir velocidades de até 321 mil km/h (Foto: Reprodução/Extreme Tech)


Os técnicos se preparam para colocar em prática um projeto que vem sendo experimentado e desenvolvido nos últimos anos. Embora ainda não tenha sido testado em condições reais, o foguete projetado pela equipe de John Slough, líder da pesquisa, consiste em um sistema até simples de entender.



A máquina é feita a partir de vários anéis de lítio, que envolvem a área da câmara de combustão. Quando uma pastilha de isótopos de hidrogênio começa a fluir pela câmara, um avassalador campo magnético é criado, forçando os anéis de lítio a colapsarem. A implosão do metal ocorre a uma velocidade tão alta, que os átomos presentes na pastilha acabam fundindo. É mais ou menos o mesmo procedimento que acontece dentro dos cilindros do motor de um veículo a diesel: o pistão comprime o combustível a ponto de que ele exploda e o mova.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/04/foguete-fusao-da-nasa-pode-levar-astronautas-para-marte-em-30-dias.html

0 comentários:

Postar um comentário