segunda-feira, 17 de junho de 2013

O que é a tecnologia 3D e como assistir?










O 3D já não é novidade para algumas pessoas. Porém, muita gente ainda desconhece tal tecnologia e não sabe como ela funciona. Além disso, encontrar conteúdos em 3D para assistir é outro grande problema. O TechTudo preparou uma matéria especial para que você fique sabendo todos os detalhes com relação à tecnologia 3D.


Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?


A tecnologia 3D permite que o usuário veja imagens com profundidade (Foto: Reprodução)
A tecnologia 3D permite que o usuário veja imagens com profundidade (Foto: Reprodução)



Ao olhar um objeto no mundo real, percebe-se profundidade em suas formas. Esse é o comportamento natural inerente ao par de olhos de um ser humano. E é justamente a presença de dois olhos que fazem tal efeito “acontecer”.




Os feixes de luz refletidos pelos objetos entram de forma um pouco diferente em cada olho. O cérebro, por sua vez, processa cada uma das imagens e as une de forma tão rápida que nem percebemos. Mas por qual motivo que ao olhar uma TV comum não temos a sensação de estar vendo em 3D?




Simples. A imagem emitida pela TV para ambos os olhos é a mesma! Neste caso, o cérebro processa uma imagem muito semelhante, o que gera a sensação de estarmos vendo algo plano. Em uma TV com a tecnologia 3D o processo é diferente. A tela produz duas imagens ao mesmo tempo, porém, elas estão localizadas em pontos diferentes (Veja a imagem da Estátua do Leão, localizada no Instituto de Arte de Chicago). Esse truque ilude o cérebro e traz a sensação de profundidade ao observador.


Exemplo de imagem em 3D (Foto: Reprodução)
Exemplo de imagem em 3D (Foto: Reprodução)



Aí você pensa: “olhei a imagem da Estátua do Leão e não percebo nenhuma imagem em 3D!?”. Correto! É nesse momento que entram os óculos, que podem ser passivos ou ativos.




Os óculos passivos são os mais comuns e utilizam cores para “enganar” o cérebro. Geralmente, uma lente é azul e a outra é vermelha. No caso da imagem da Estátua do Leão, uma imagem é azulada e outra é avermelhada. Em conjunto com o óculos, cada lente realiza um filtro diferente, dando a impressão de profundidade à imagem. Outra opção de óculos passivos são encontrados, normalmente, em cinemas e contam com lentes polarizadas. O processo de ilusão é semelhante. A vantagem, neste caso, é que o óculos não distorce tanto as cores das imagens.


Qual a melhor TV 3D disponível no mercado? Comente no Fórum do TechTudo!






Os óculos ativos são diferentes. O trabalho deste equipamento é decidir quando cada olho pode ver a imagem da tela. Confuso? Não. Complexo? Sim. Esses óculos sincronizam os sinais emitidos pela TV (com 3D-Ready) e, literalmente, desligam a visão de um dos olhos enquanto o outro permanece recebendo as imagens. Esse processo é alternado e repetido em uma velocidade bastante rápida, imperceptível. Assim, o cérebro é novamente enganado e você acha que as imagens têm profundidade.


Óculos Passivos e Ativos para visualização de conteúdo em 3D (Foto: Reprodução)
Óculos Passivos e Ativos para visualização de conteúdo em 3D (Foto: Reprodução)


Então, você pensa: “Legal, mas onde posso ver conteúdos em 3D?” Existem diferentes formas. Se você gosta de cinema, lá terá, possivelmente, a melhor experiência tanto em qualidade de imagem quanto em qualidade sonora. Mas se você não quer sair de casa, terá que investir em uma TV que suporte essa tecnologia.


Disco de Blu-ray em 3D (Foto: Reprodução) (Foto: Disco de Blu-ray em 3D (Foto: Reprodução))
Disco de Blu-ray em 3D (Foto: Reprodução)



Existem diversos modelos de diferentes tamanhos e preços. Basicamente, uma TV com 3D simples, com 32 polegadas custa em torno de R$ 1200 (Fonte: zoom.com.br). Mas não basta ter a TV. É necessário que o conteúdo seja gerado especialmente em 3D. Algumas operadoras de TV por assinatura já oferecem conteúdo especial para TVs com 3D.


Outra forma de ver imagens em 3D é através de discos para Blu-ray Player 3D. Neste caso, mais uma vez será necessário adquirir um aparelho especial para assistir o conteúdo dos discos. Prepare-se para pagar, no mínimo, R$ 350.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/06/o-que-e-a-tecnologia-3d-e-como-assistir.html

0 comentários:

Postar um comentário