quinta-feira, 11 de julho de 2013

Carregar o smartphone via USB plugado no PC prejudica a bateria?










Apesar de a maioria dos celulares atuais adotarem com padrão a entrada USB, ainda é grande o número de dúvidas acerca do processo de carregamento. Afinal, carregar um smartphone através do cabo conectado a um computador prejudica a bateria? O TechTudo explica!



Entrada microUSB de smartphone (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Entrada microUSB de smartphone (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


É certo que a bateria dos smartphones é carregada de forma mais segura pelas tomadas da energia, pois estas em geral fornecem uma corrente elétrica de 1.000 mA que é constante e totalmente voltada para o processo de recarga. Já o procedimento realizado por cabo USB conectado em um PC possui muitas variantes, como as versões desta conexão de periféricos e a quantidades de dispositivos que dividem a corrente elétrica.



Limitações da recarga por USB



Todo computador precisa de certa quantidade de corrente elétrica para fazer funcionar os seus componentes e ainda alimentar constantemente os seus periféricos essenciais como mouse, teclado, caixas de som e dentre outros.



Desta forma, quanto mais dispositivos estiverem conectados pelas vias de conexões USB do PC, menor poderá ser a taxa de corrente elétrica que será enviada para a recarga da bateria de seu smartphone.



Assim, enquanto uma tomada comum fornece a alimentação elétrica de forma constante em quantidade maior, diminuindo o tempo do carregamento da bateria, a conexão USB envia uma taxa de energia menor, que poderá ser instável e certamente demorará mais para fazer uma recarga.



Como fazer a bateria do celular durar mais? Descubra no Fórum do TechTudo!



Cabo USB (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Cabo USB (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Vantagens e desvantagens



Os cabos USB são extremamente práticos por sua praticidade na portabilidade e, além de realizarem a recarga da bateria, também permitem a administração e a transferência de dados entre o PC e o celular. Carregar via USB é ideal para aqueles usuários que não se importarem com a velocidade no carregamento dos seus celulares.



Apesar disso, o processo de recarga da energia de bateria smartphones acaba gerando um aumento de temperatura, tanto do aparelho como da bateria, e este fenômeno é um dos grandes responsáveis pela diminuição da vida útil de ambos. Desta forma, a maior desvantagem do processo de recargar de celulares pelo cabo USB conectado ao PC é o desgaste que a bateria e os componentes do smatrphone acabam sofrendo.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/07/carregar-o-smartphone-usb-plugado-no-pc-prejudica-bateria.html

0 comentários:

Postar um comentário