quinta-feira, 11 de julho de 2013

Como se mede a audiência da TV aberta










Qualquer pessoa que assista TV regularmente um dia já deve ter se perguntado: “Como é medida a audiência na TV aberta?” O TechTudo preparou uma matéria especial para que você conheça como tal medição ocorre. Acompanhe!



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A audiência é medida em apenas algumas residências espalhadas pelo Brasil (Foto: Reprodução)
A audiência é medida em apenas algumas residências espalhadas pelo Brasil (Foto: Reprodução)



No Brasil, cerca de 87% das residências brasileiras têm pelo menos um aparelho de TV. Isso significa um total aproximado de 39 milhões de lares com potenciais telespectadores. Para realizar uma pesquisa de audiência, apenas alguns domicílios são selecionados. Em linguagem estatística, isso equivale a uma “amostra”. Ou seja, apenas uma pequena parte, que representa a grande maioria, é analisada na pesquisa.





O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, mais conhecido como IBOPE, é um dos grandes responsáveis por realizar a pesquisa e repassar os dados às emissoras de TV. Existem três formas de realizar a pesquisa.





No primeiro tipo de pesquisa, um questionário é respondido por moradores de algumas cidades do Brasil. A segunda forma envolve um aparelho (Peoplemeter) que, instalado nas TVs de diversas residências, envia informações diárias ao IBOPE sobre os canais assistidos. O último tipo de pesquisa também utiliza tal aparelho, porém, as informações sobre a audiência são repassadas em tempo real para o Instituto.



Peoplemeter é o aparelho responsável por registrar e enviar os dados ao IBOPE (Foto: Reprodução)
Peoplemeter é o aparelho responsável por registrar e

enviar os dados ao IBOPE (Foto: Reprodução)



Peoplemeter, muito semelhante a um receptor de sinal de TV a cabo, é o aparelho responsável por registrar a audiência em cada residência. Assim, ao juntar os dados coletados por outros aparelhos semelhantes, o comportamento com relação à audiência das emissoras pode ser medido pelo IBOPE.



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