quinta-feira, 25 de julho de 2013

Disney desenvolve computador que copia estilo de desenhar de artistas










Técnicos de um centro de pesquisas da Disney na cidade Pittsburgh, Estados Unidos, desenvolveram um computador que é capaz de desenhar sozinho e, mais do que isso, reproduzir o estilo e o traço característico de artistas humanos.



Computador da Disney analisa a técnica de desenho de artistas humanos (Foto: Reprodução)
Computador da Disney analisa a técnica de desenho de artistas humanos (Foto: Reprodução)


O computador funciona monitorando o modo como um artista desenha. No processo de desenvolvimento da tecnologia, os cientistas convidaram sete artistas. Todos usaram canetas stylus e tablets para desenhar a partir de 24 fotos de homens e mulheres. Cada artista fez quatro desenhos para cada foto: eles tiveram 270 segundos para o primeiro, 90, 30 e 15 segundos para os demais, respectivamente.



Conforme o tempo foi diminuindo, os desenhos se tornaram mais abstratos. Para o computador, no entanto, os detalhes que cada artista manteve nos quatro desenhos acabam se tornando fortes indicadores do estilo de desenhar do artista.



Enquanto os artistas desenhavam, o computador observava detalhes, como velocidade do deslizar da stylus, pressão aplicada na caneta, o comprimento, direção e curvatura de cada linha acabaram sendo transformados em dados na memória do computador. Além disso, a máquina é capaz de interpretar sutilezas, como a tendência de um artista em particular de fugir da geometria do rosto fotografado, mesmo que isso seja uma questão de estilo ou um erro.







Com o banco de dados criado e dividido por perfil, o computador é capaz de desenhar reproduzindo o traço de um artista. Os mesmos detalhes, estilo e preferências que anos de prática e o talento natural construíram, agora, podem ser recriados digitalmente. A Disney não revelou ainda onde pretende aplicar a tecnologia, mas há grandes possibilidades de se desenvolver uma plataforma que seja capaz de analisar o trabalho de um artista e ajudá-lo a aprimorá-lo a partir dos erros e detalhes que o traço humano acaba ignorando. Outras possibilidades estão na criação de sistemas automatizados para a criação de animações.



Via Gizmag




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/07/disney-desenvolve-computador-que-copia-estilo-de-desenhar-de-artistas.html

0 comentários:

Postar um comentário