terça-feira, 16 de julho de 2013

Nome da próxima versão do Kernel Linux faz referência ao Windows 3.11










Linus Torvalds lançou no domingo (14) o primeiro RC (Release Candidate) do kernel Linux 3.11. Mas apesar das novidades, o grande destaque desse anúncio foi o codinome dado para a versão: “Linux for Workgroups”, que é uma referência ao Windows for Workgroups 3.11, da Microsoft.



Inicialização do Linux mostrando o simbolo do Windows junto ao pinguim (Foto: Reprodução/ExtremeTech) (Foto: Inicialização do Linux mostrando o simbolo do Windows junto ao pinguim (Foto: Reprodução/ExtremeTech))
Inicialização do Linux mostrando o simbolo do Windows junto ao pinguim (Foto: Reprodução/ExtremeTech)



E não é apenas o apelido da versão que faz referência ao Windows, o criador do Linux também modificou o logotipo que alguns sistemas exibem quando estão inicializando. No lugar do pinguim tradicional, aparece um pinguim segurando uma bandeira com um símbolo que lembra o logotipo do Windows for Workgroups 3.11.



Lançado há quase vinte anos atrás, em agosto de 1993, ele foi a segunda versão de um dos primeiros sistemas operacionais gráficos da Microsoft, com suporte a redes.



Tirando a brincadeira, os principais destaques dessa versão são um suporte melhorado ao Intel Rapid Start (uma tecnologia que é encontrada principalmente em notebooks com SSDs e chipsets Intel) e também recursos avançados de gerenciamento de energia de placas Radeon. Além disso, o novo kernel suporta virtualização Xen e KVM em processadores ARM64.



O kernel também incluirá um cliente do sistema de arquivos distribuídos Lustre, usado na computação em cluster. O recurso, porém, ainda está em desenvolvimento. Para completar, esse RC traz o Zswap, um componente que tenta compactar e armazenar em áreas de memória RAM quais as informações que são usadas com frequência.



Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Linus Torvalds coloca apelidos extravagantes nas compilações do kernel do Linux. Versões anteriores já foram chamadas de “Unicycling Gorilla (gorila de monociclo), “Holy Dancing Manatees, Batman” (Santos peixes-boi dançantes, Batman), e “Jeff Thinks I Should Change This, But To What?” (Jeff acha que eu deveria mudar isso, mas para o quê?). Se a brincadeira seguir esse ritmo, é possível que o próximo codinome venha a ser “Linux XP”.



Quer saber qual a melhor distribuição Linux? Acesse o Fórum do TechTudo.



Via ZDNet




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/07/nome-da-proxima-versao-do-kernel-linux-faz-referencia-ao-windows-311.html

0 comentários:

Postar um comentário