quinta-feira, 20 de março de 2014

Cachorros entendem os sentimentos dos donos











dog1Lembra quando a gente contou que os cães sentem as mesmas emoções que uma criança? Bem, parece que o cérebro deles se parece ainda mais com o nosso. Principalmente na hora de decifrar as emoções dos donos.


É o que sugere o estudo de pesquisadores húngaros. Eles treinaram 11 cães para ficarem quietos numa máquina de ressonância magnética, com um fone de ouvido, durante oito minutos. Então fizeram várias sessões para mostrar 200 sons (choros, risadas, vozes, latidos de cachorros, barulho de carro) a eles, enquanto tinham o cérebro escaneado. Eles fizeram o mesmo teste com 22 humanos.


As imagens mostraram que o cérebro aciona as mesmas áreas em homens e cães quando escuta sons de vozes humanas. É ativada uma região mais anterior do lobo temporal (área Brodmann 38). Além disso, quando os cães escutam sons como choro ou risada uma área perto do córtex auditivo primário começa a trabalhar – e é ele o responsável por processar informações emocionais na voz. Exatamente como acontece com a gente.


Isso quer dizer, segundo os pesquisadores, que os cães provavelmente conseguem entender seus sentimentos. Eles só não prestam tanta atenção assim: os sons de outros cachorros e do ambiente podem chamar mais a atenção deles do que seu chororô.


Crédito da foto: io9.com




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/cachorros-entendem-os-sentimentos-dos-donos/

0 comentários:

Postar um comentário