sábado, 12 de julho de 2014

Inspirada no universo infantil, artista faz desenhos e depois os transforma em esculturas









pinit fg en rect gray 20 Inspirada no universo infantil, artista faz desenhos e depois os transforma em esculturas

Escultura desenhos brinquedos (1)

Escultura desenhos brinquedos (6)

Estes desenhos e maquetes feitos pela artista plástica Laura de Paula foram parte de uma pesquisa baseada na obra da arquiteta e artista Elvira de Almeida. Elvira criava as suas esculturas em parques e praças da cidade de São Paulo e eram as crianças que intervinham nelas, brincando. Como parte dessa pesquisa, Laura acabou também criando as suas esculturas-brinquedo.

Foi também lembrando de obras e artistas que lidavam com o lúdico na arte como Miró, Fernand Léger e Alexander Calder que Laura torceu a sua imaginação ao chegar nestes brinquedos. No entanto, foi inventando caminhos e brincadeiras através da memória, cheiros, sabores e cores de sua infância que ela chegou à criação de um pequeno playground em miniatura, em formato de maquete.

Laura conta que também se pegou várias vezes observando crianças e o modo como elas se divertiam nos brinquedos dos parquinhos. A artista pensa que, às vezes, uma pequena ponte numa casinha de madeira pode virar uma estrada quilométrica que tem que ser atravessada.

Quando somos crianças temos olhar de formiga, enxergamos as coisas de um modo gigantesco. Imaginar-me como uma, brincando nestes pequenos objetos que criei, ajudou-me a definir suas formas, suas cores e a adentrar neste universo de fantasia.

Pelos nomes dos brinquedos, podemos perceber de onde saiu um pouco da sua criação: Aranhatéia, Balancicleta, Patogaio, Sapatorra e o colorido Guarda-Chuva-Medusa. Os brinquedos ainda são maquetes de um futuro projeto, mas Laura pretende um dia, fazer com que eles sejam esculturas- brinquedo em escala humana, dispostos também em uma praça ou um parque.

Sobre a artista
Laura de Paula tem 26 anos e é artista plástica e educadora. Tudo aquilo que cria tem um tom voltado para o lúdico e o colorido, em matizes que oferecem uma narrativa do universo fantástico àquele que observa a sua obra.  Ela também tem um blog para registrar toda a sua narrativa que surge em meio a palavras e cores. Acesse aqui.

Escultura desenhos brinquedos (2)

Escultura desenhos brinquedos (3)

Escultura desenhos brinquedos (4)

Escultura desenhos brinquedos (5)

Escultura desenhos brinquedos (7)

Escultura desenhos brinquedos (8)

Escultura desenhos brinquedos (9)

Escultura desenhos brinquedos (10)



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://somentecoisaslegais.com.br/arte/inspirada-universo-infantil-artista-faz-desenhos-e-depois-os-transforma-em-esculturas

0 comentários:

Postar um comentário