terça-feira, 15 de julho de 2014

O que é AZBox? Tire dúvidas sobre o polêmico aparelho que traz TV grátis










O AZBox é um aparelho receptor de TV por assinatura cercado de polêmicas devido à maneira como ele opera. Com o dispositivo, o usuário é capaz de assistir gratuitamente canais pagos sem precisar contratar o serviço de uma operadora e, consequentemente, sem pagar mensalidade. O dispositivo tem comercialização proibida no Brasil e, ao usá-lo, a pessoa estaria cometendo crimes. Entenda como funcionam os receptores AZBox e tire suas conclusões.

TV ostentação: confira a lista de aparelhos que você não pode comprar

AZBox é um equipamento que promete oferecer TV por assinatura de graça, mas o milagre pode não ser tão bom assim (Foto: Divulgação/AZBox)AZBox é um equipamento que promete oferecer TV por assinatura de graça, mas o milagre pode não ser tão bom assim (Foto: Divulgação/AZBox)


 Afinal, o que é um AZBox?

Disponível em diversos modelos, o AZBox é um aparelho que trabalha como um decodificador comum de TV por assinatura. No entanto, a principal diferença é que o dono não precisa contratar um serviço para assistir aos canais pagos, porque o dispositivo é capaz de utilizar os sinais das operadoras convencionais, incluindo os canais pay-per-view. O funcionamento desses equipamentos, entretanto, está longe de ser simples como parece.

Como funciona o AZBox?

Para entender o funcionamento do AZBox, é necessário, antes, compreender a dinâmica de uma TV por assinatura via satélite. Nesse tipo de serviço, os canais pagos são enviados para o o espaço, e retransmitido para as antenas instaladas em cada casa. No entanto, essa troca de sinais utiliza um tipo de codificação para haver segurança no serviço e evitar roubos. É nesse ponto que entram os decodificadores.

Quando uma pessoa assina uma operadora de TV, é fornecido um equipamento capaz de ler os códigos secretos usados pelas empresas (por isso o nome decodificador), e transformar o sinal recebido em imagem e som para o televisor. Normalmente, dentro desses aparelhos é inserido um cartão que serve como identificação do usuário para que ele possa usufruir do pacote assinado.

Receptores comuns de TV por assinatura vêm acompanhado de cartões para identificar usuário, o que não há no AZBox (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Receptores comuns de TV por assinatura vêm acompanhado de cartões para identificar usuário, o que não há no AZBox (Foto: TechTudo/ Elson Junior)

O AZBox é um equipamento que entra no lugar desses decodificadores comuns para fazer a leitura do sinais criptografados das operadoras. Por essa razão, é possível ver todos os canais de TV por assinatura sem pagar nenhuma mensalidade por isso. No entanto, há outros aspectos que o consumidor precisa ficar atento antes de comprar um equipamento desses.

Saiba os riscos de comprar e usar um AZBox

Embora a possibilidade de assistir TV por assinatura de graça possa parecer maravilhoso à primeira vista, há aspectos bastante negativos no uso do AZBox. No lado financeiro, o indivíduo deve levar em conta que, além de adquirir o decodificador, é necessário comprar também uma ou duas antenas similares às das operadoras, além de todo o cabeamento, para utilizar esse tipo de equipamento.

Outro ponto a que se deve ficar atento é que a instalação desse dispositivo não é nada simples, já que exige posicionamento preciso e configurações corretas. O proprietário provavelmente terá que contratar um técnico que aceite instalar esse aparelho, estando sujeito a pessoas desqualificadas e até mesmo pouco confiáveis, já que não são treinadas ou não estão sob a responsabilidade de nenhuma empresa.

A venda do AZBox é proibida no Brasil (Foto: Divulgação/AZBox)A venda do AZBox é proibida no Brasil (Foto: Divulgação/AZBox)


Após instalado, você poderá usufruir da sua TV tranquilamente, certo? Errado. Como dito anteriormente, o sinal utilizado pela operadora chega codificado à sua casa e o papel do AZBox é quebrar essa barreira para ter acesso aos canais. No entanto, as empresas mudam frequentemente a codificação do seu sinal, exigindo que o equipamento seja atualizado para que a programação volte a funcionar.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/07/o-que-e-azbox-tire-duvidas-sobre-o-polemico-aparelho-que-traz-tv-gratis.html

0 comentários:

Postar um comentário