terça-feira, 15 de julho de 2014

O que é cabo VGA e para que ele serve?










A conexão VGA é a mais antiga entre as conexões presentes no mercado e tem seu nome originado do inglês
“Video Graphics Array”, que significa padrão de gráficos de vídeo, em
tradução livre. Ele é, normalmente, usado para conectar o computador ao monitor, mas também pode estabelecer ligação entre o PC e a TV ou outros dois displays.

Qual conexão escolher? HDMI, VGA, DVI ou DisplayPort?

Conector de cabo VGA macho (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)Conector de cabo VGA macho (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

O cabo analógico foi inventado pela IBM em 1987. O modelo original podia reproduzir de 16 a 256 cores com resolução máxima de 640 × 480 pixels, representando um grande avanço à época. Com o passar do tempo, outras versões foram criadas e aprimoradas, mas a terminologia permaneceu. Isso se deve, em grande parte, ao conector, cujo nome correto é D-SUB ou Conector DB.

Conectores

Os conectores vêm nas versões macho e fêmea, e aparecem tanto em cabos quanto em placas de vídeo. Os “machos” têm 15 pinos, distribuídos em três fileiras de cinco, que se encaixam nos furinhos presentes no plugue “fêmea”. Além disso, geralmente possuem dois parafusos, um de cada lado, permitindo fixar melhor essas duas partes.

vga-2Conector VGA macho (esquerda) e porta VGA fêmea (direita) (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Existe grande variedade de cabos VGA disponíveis. Alguns modelos mais sofisticados oferecem plugs folheados a ouro ou blindagem contra interferência, que custam a partir de R$ 15. Os de custo mediano saem a R$ 5 sem, contudo, terem qualidade de imagem muito inferior. Por isso, a principal recomendação na hora da compra não está no material de confecção, e sim na extensão do fio. Quanto menor o cabo, melhor, pois há menos degradação do sinal.






Como solucionar problemas com o monitor?
Descubra no Fórum do TechTudo.



O fim de uma era

Depois de 27 anos, os cabos VGA estão progressivamente caindo em desuso. Ainda é possível encontrá-los nos computadores atuais, mas os novos aparelhos de TV já não possuem mais o suporte.

Em contrapartida, os televisores recentes usam largamente o cabo HDMI. O modelo garante transmissão de vídeo e som digitais em alta qualidade, sendo o mais presente atualmente em TVs e computadores. O padrão promete tomar o lugar do VGA, já vindo em placas offboard e onboard.

hdmi-3HDMI promete ser o substituto do cabo VGA (Foto: Reprodução)

Outras tecnologias, como o DisplayPort e o DVI, também cumprem função semelhante. O primeiro faz exclusivamente a conexão de computadores a monitores, com transmissão de imagens de até 3840 x 2160 pixels. Já o DVI reproduz 1920 x 1200 pixels em tela e, como não envia áudio, também não é indicado para conectividade com televisores.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/07/o-que-e-cabo-vga-e-para-que-ele-serve.html

0 comentários:

Postar um comentário