quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Morar em um país menos conservador faz bem para a saúde











mujica


Alô, eleitor, a ciência adverte: viver num país conservador pode fazer mal para a sua saúde.


O aviso vem de um estudo americano. Por lá, os felizes cidadãos que vivem em estados administrados por governos liberais (equivalente aos de esquerda daqui), que priorizam os direitos sociais e se abrem para temas polêmicos, como legalização da maconha, aborto e casamento gay, levam uma vida mais saudável.


É que nesses lugares, os programas sociais têm mais força e as comunidades mais pobres e isoladas recebem mais apoio. Mas até os mais ricos, que não precisam dessa ajuda, sentem os benefícios: aqueles que vivem em cidades liberais têm hábitos mais saudáveis (bebem e fumam menos e se exercitam mais). Dá pra entender o motivo das bebedeiras entre os cidadãos governados por conservadores…


Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de combinar os dados de três estudos diferentes: uma delas avaliava a saúde dos participantes (Behavioral Risk Factor Surveillance System), outra media os níveis de confiança social (Gallup Healthways Survey), e a última checava as taxas de liberalismo e conservadorismo nos estados americanos. No total, mais de 450 mil pessoas foram incluídas na pesquisa.


É, pelo jeito a vida por aqui deve ficar mais difícil nos próximos quatro anos – o Congresso recém-eleito é o mais conservador desde 1964Mas, ok, há uma saída: morar perto de vizinhos bacanas. Quando os participantes viviam próximos de pessoas honestas e prestativas, os hábitos saudáveis também cresciam.


“Fatores sociais têm influência. Pode ser que os programas do governo ou o ‘capital social’ (ter o apoio de quem nos rodeia) influencie nossa saúde”, confirma Ed Diener, um dos autores da pesquisa.


Viu só que responsabilidade tem seu voto?


(Na foto, o presidente do Uruguai, Pepe Mujica. Segundo a Economist, as reformas feitas no Uruguai fariam do mundo um lugar melhor.)


Crédito da foto: flickr.com/home_of_chaos/




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/morar-em-um-pais-menos-conservador-faz-bem-para-a-saude/

0 comentários:

Postar um comentário