quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O que é Wi-fi Direct? Entenda a tecnologia e acabe com dúvidas










Conseguir conectividade entre celulares, tablets e TV sem precisar de Internet e de maneira segura. Parece ideal, mas será que é possível? A tecnologia de Wi-Fi Direct começa a se tornar popular, mas a maioria das pessoas ainda não sabe da sua utilidade. Para esclarecer e descomplicar a tecnologia para você, o TechTudo explica tudo sobre essa nova forma de conectar gadgets.

O que é G-Sync? Entenda tecnologia que promete fazer jogo não travar

WiFi Direct é a rede formada por dispositivos wireless compatíveis (Foto: Reprodução/Wireless Alliance)Wi-Fi Direct é a rede formada por dispositivos wireless compatíveis (Foto: Reprodução/Wireless Alliance)

O que é?

Todos os equipamentos portáteis, capazes de estabelecer conexão
wireless, possuem um controlador  e uma antena. Em tese, seria fácil criar redes entre esses dispositivos. Bastaria um
protocolo para que eles “conversem” entre si. Esse raciocínio
é o que está por trás de uma tecnologia conhecida como Wi-Fi Direct,
cada vez mais comum em absolutamente tudo que usa interface wireless.

O Wi-Fi Direct é um sistema de conexão entre dispositivos que dispensa o uso de um roteador. Suponha que você tenha um smartphone e um televisor com esse sistema. Isso significa que você pode conectar um aparelho no outro, sem o uso do roteador. Com isso, fica mais fácil distribuir conteúdo de um aparelho para o outro.

No papel, a ideia é que o Wi-Fi Direct também permita descobrir todos os dispositivos que suportam a tecnologia na região. Cabe ao usuário optar pelos quais deseja estabelecer conexão.

Por que meu celular não conecta ao Wi-Fi de casa? Opine no Fórum do TechTudo.

Mas isso não o mesmo que Bluetooth faz?

É, a ideia é a mesma. Só que essa tecnologia é muito mais rápida e segura, dado os níveis de encriptação de dados que são suportados pelas interfaces wireless, como WPS e WPA2.

WiFi Direct permite a conexão de dispositivos diferentes, via wireless, sem o uso do roteador (Foto: Divulgação/D-Link)Wi-Fi Direct permite a conexão de dispositivos diferentes sem o uso do roteador (Foto: Divulgação/D-Link)

O Wi-Fi Direct substitui o roteador?

Esse padrão foi desenvolvido com vistas a suportar tarefas que não dependem da Internet. Suponha que você queira imprimir um arquivo que esteja no seu celular. Se o smartphone e a impressora possuírem Wi-Fi Direct, você pode, simplesmente, enviar o arquivo via wireless para a impressora. Você não precisa de cabos e nem de Internet.

Também é possível compartilhar rede pelo Wi-Fi Direct, mas essa tecnologia é melhor aproveitada em situações em que o usuário compartilhe dados numa rede direta.

Como funciona?

O Wi-Fi Direct usa dois recursos para mapear as redondezas: o Direct Device Discovery e o Service Discovery. O primeiro rastreia a área em que você está para localizar dispositivos que possuam Wi-Fi Direct, listando-os de maneira que o usuário escolha aos quais deseja se conectar. O Service Discovery lista serviços na área, como impressoras e TVs.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/11/o-que-e-wi-fi-direct-entenda-tecnologia-e-acabe-com-duvidas.html

0 comentários:

Postar um comentário