quinta-feira, 28 de março de 2013

Entenda o que é um Android Puro e qual a diferença em relação aos demais










O Android é um sistema operacional de código aberto, o que permite que as fabricante de celulares façam modificações livres em sua interface. Porém, existe uma versão da plataforma que não possui qualquer edição, e é utilizada somente nos dispositivos da linha Nexus - desenvolvidos pelo próprio Google. Esta versão do Android é chamada de "pura”, ou seja, como saiu dos laboratórios da companhia que criou o sistema.



Nexus 4 (Foto: Divulgação) (Foto: Nexus 4 (Foto: Divulgação))
Nexus 4, do Google, traz o Android 4.2 "Puro"

(Foto: Divulgação)


O Android próprio do Google tem uma interface visual mais simples, ao contrário das presentes nos aparelhos da Samsung, que contam com a interface TouchWiz, e da Motorola, com o MotoBlur, por exemplo. O Android "puro" dá ao usuário o conceito do sistema que foi concebido originalmente.



Os smartphones e tablets criados por outras fabricantes, além de modificarem muito a aparência do sistema - incluindo novas aparências de menu, arrumações modificadas na tela inicial e até papéis de parede padrão difereciados - ainda incluem diversos apps de fábrica ligados à própria empresa.



A Samsung, por exemplo, sempre adiciona programas como ChatON, S Suggest e S Voice aos seus dispositivos com Android. O maior problema é que estes programas muitas vezes nem são utilizados pelos usuários, e não podem ser desinstalados - a não ser que seja feito o desbloqueio do sistema. No Android original do Google, estes apps não aparecem.



O Nexus 4 é o melhor smartphone do Brasil atualmente? Participe do debate no Fórum do TechTudo!



Claro que estas modificações também têm seus lados positivos. O Android das fabricantes muitas vezes possuem recursos exclusivos, que o Google não suporta em seus sistemas "puros". A própria Samsung lançou o recurso multijanela - que possibilita utilizar mais de um programa na tela do aparelho, ao mesmo tempo -, exclusivo para seus gadgets. A Sony é outra que costuma incluir melhorias, como funções de otimização do áudio.



Interfaces do Android 4.0 do Google, Samsung e Sony, respectivamente (Foto: Reprodução)
Interfaces do Android 4.0 do Google, Samsung e Sony, respectivamente (Foto: Reprodução)


Além da aparência e dos apps pré-instalados, outra diferença do Android "puro" em relação aos modificados por fabricantes é a velocidade com que os mesmos ganham atualizações. Como o Android é um sistema criado pelo próprio Google, os aparelhos da linha Nexus costumam ser os primeiros a receber as mais recentes versões da plataforma, seguido então pelas grandes companhias.



Por fim, se você desejar experimentar “o Android como ele veio ao mundo”, por meio do uso de um Nexus, a opinião de boa parte dos usuários de aparelhos criados pelo Google é bem positiva. O Nexus 4, o mais novo integrante da série, foi lançado no Brasil na última quarta-feira (27), e a expectativa em torno dele já é bem grande.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/03/entenda-o-que-e-um-android-puro-e-qual-diferenca-em-relacao-aos-demais.html

0 comentários:

Postar um comentário