terça-feira, 26 de março de 2013

Pesquisadores criam fibra ótica que opera a 99,7% da velocidade da luz





Boa Tarde!






Cientistas da Universidade de Southampton, na Inglaterra, criaram cabos de fibra ótica capazes de transmitir dados de maneira extremamente veloz, atingindo 99,7% da velocidade da luz no vácuo. Com essa rapidez, é possível transmitir 10 TB de dados por segundo, rompendo todo e qualquer recorde em termos de agilidade na transferência de arquivos.



Tecnologia pode, no futuro, substituir as fibras atuais, feitas com sílica (Foto: Reprodução)
Tecnologia pode, no futuro, substituir as fibras atuais, feitas com sílica (Foto: Reprodução)


Para entender o avanço obtido pelos pesquisadores, é necessário recordar alguns fundamentos da física. A velocidade da luz é o limite absoluto de velocidade no nosso universo. No vácuo, onde nada resiste ao avanço das partículas, esse barreira atinge a casa dos 299.792.458 m/s (arredondaremos para 300 mil km/s).



Contudo, na superfície da Terra vivemos cercados pela atmosfera e diversos outros materiais. Em cada um deles, a velocidade da luz assume outros valores. Na água, por exemplo, cai para a 70% dos tais 300 mil km/s. Na sílica, que perfaz o interior das fibras óticas comuns, por exemplo, a refração é tanta que atinge apenas 31% do valor limite possível no vácuo. No ar, a refração é menor, e por isso a oscilação é quase imperceptível.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2013/03/pesquisadores-criam-fibra-otica-que-opera-997-da-velocidade-da-luz.html

0 comentários:

Postar um comentário