terça-feira, 9 de abril de 2013

Dica da Liga: Assista a aulas de universidades estrangeiras renomadas pela internet com o Coursera









Por Doriene Monteiro*


Quantos de nós, universitários brasileiros, não gostaríamos de aprofundar nossos conhecimentos em alguma universidade estrangeira? Agora isso já é possível. Universidades renomadas como Stanford e Princeton disponibilizam “MOOC”, sigla para Massive Open Online Course (“curso aberto em massa on-line”, em tradução livre). E você pode passar por esta experiência através do Coursera. Fundada em 2012, esta empresa de tecnologia educacional reúne cursos de 62 universidades de 16 países, divididos em 24 categorias. Tem para todos os gostos: Química, Computação, Educação, Arte, Ciências Sociais e Engenharia. Ah, é de graça. Acabou a sua desculpa para não aprender mais sobre a Teoria da Relatividade.



Os cursos, que duram de 6 a 12 semanas, são ministrados por professores das próprias universidades, e funcionam basicamente da seguinte forma: a cada semana são liberados vídeos das aulas, que podem ser assistidos on-line ou baixados. As atividades são em formatos de questões de múltipla escolha (corrigidas automaticamente pelo site) ou composição de textos e elaboração de respostas, as quais são avaliadas entre os participantes do curso. Também há um fórum on-line para que os estudantes se comuniquem entre si e com organizadores do curso. E você nem precisa estar estudando um tema cabeçudo como a obra de Einstein:



Ao concluir o curso, há emissão de um certificado simbólico, mas alguns cursos já oferecem o certificado “verificado”, que é pago e consiste em um tipo de certificação “oficial”, já que para emiti-lo é necessário que o estudante comprove sua identidade através de documentos e foto.


A maioria dos cursos é ofertada em inglês, no entanto muitos dos vídeos possuem legenda (também em inglês, o que facilita a compreensão). Com o sucesso da iniciativa, outras universidades de uniram ao projeto para oferecer cursos ministrados em espanhol, francês, italiano e mandarim. Alguma universidade interessada em incluir o português na lista?


 



* Você já conhece a Liga SUPERextraordinária? Toda segunda-feira você confere aqui uma sugestão de um dos leitores da SUPER selecionado para o grupo. Vale tudo: projetos, iniciativas, sites, filmes, livros legais que podem ajudar você a fazer a sua parte para deixar o mundo mais interessante e os seus amigos mais espertos. Leia as dicas anteriores aqui.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/superblog/dica-da-liga-assista-a-aulas-de-universidades-estrangeiras-renomadas-pela-internet-com-o-coursera/

0 comentários:

Postar um comentário